Umuarama

Emprego

Contratação de trabalhadores pela Agência em fevereiro supera janeiro

11/03/2021 09H36

A Agência do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, obteve mais um bom desempenho no encaminhamento de trabalhadores para contratação pelo mercado de trabalho, em fevereiro de 2021. O gerente Reginaldo Barros informou que no mês passado, 163 trabalhadores conseguiram empregos com a intermediação da agência, apesar de número menor de dias úteis em comparação com outros meses.

“Entre o dia 1º e 26 de fevereiro, a Agência atendeu 2.068 pessoas que estavam procurando empregos e outras 330 que deram entrada no Seguro-Desemprego. Infelizmente, nem todos têm a qualificação necessária, a experiência ou as aptidões pedidas pelas empresas, mesmo assim tivemos um bom nível de sucesso”, explicou o gerente.

Em termos comparativos, as contratações de fevereiro foram superiores às de janeiro. “Não só superamos o mês de janeiro deste ano, como também evoluímos em relação a fevereiro de 2020 (período anterior à pandemia de coronavírus), quando foram contratados 139 trabalhadores”, acrescentou. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior, informou ainda que na classificação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Umuarama ocupou o 8º lugar em todo o Paraná.

Entre os contratados, boas histórias mostram como o auxílio oferecido pela Agência pode ser bem aproveitado. O agente administrativo Izidoro Sílvio Belice Neto é um bom exemplo. Ele disse que nos últimos anos, já conquistou vários empregos por meio da Agência. “Em 2002 fui contratado por uma usina de álcool e açúcar. Em 2012 tive a oportunidade de trabalhar na Caixa Econômica Federal, com a intermediação da Agência, e no mês passado uma entrevista me rendeu emprego em uma instituição educacional de Umuarama”, lembra o trabalhador.

Izidoro conta que participou de várias entrevistas e, com suas qualificações e experiência profissional, foi selecionado para a vaga de coordenador de cursos e gerência. “Os resultados começaram a aparecer quando me convenci que deveria ser um candidato melhor, mais qualificado. Aproveitei vários cursos gratuitos oferecidos pela Agência, fiz outros por conta própria e por isso passei a ser visto com outros olhos pelos empregadores”, afirmou.

Por conta da pandemia, a partir do ano passado, e também por conta de oscilações na economia, o giro tem sido grande no mercado de trabalho. “As vagas estão aqui, mas as empresas buscam trabalhadores com perfis mais específicos, com certa experiência ou que, pelo menos, demonstrem interesse participando de cursos de qualificação”, comenta o gerente Reginaldo Barros.

O trabalhador precisa investir em si mesmo, na sua imagem e preparo, para ser uma opção mais atrativa quando a empresa abre oportunidade. “Temos rotatividade de vagas nos mais variados setores, intermediadas pela Agência. Por conta da demanda, encaminhamos vários candidatos para cada vaga e a qualificação, a iniciativa e a confiabilidade que o trabalhador desperta, têm sido determinantes na escolha do empregador e consequente contratação”, acrescentou o secretário Júnior Ceranto.

A Agência do Trabalhador atua como parceira do profissional que busca uma vaga no mercado de trabalho e também do empregador, se pequeno, médio e grande porte, pois os encaminhamentos são feitos de acordo com o perfil requisitado e isso tem agilizado as contratações. “Por isso a cidade aparece em destaque entre os 399 municípios do Estado”, completou o secretário da Indústria, Comércio e Turismo.

VAGAS

No momento, a Agência está recebendo currículos para a linha de produção de abatedouro. Para deixar os currículos não é necessário agendamento. Basta entregar na recepção, no horário de expediente – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (44) 3621-1100. A Agência fica na Avenida Rio Branco, 4211, esquina com Rua Governador Ney Braga, na região central de Umuarama.