MERCADO DE TRABALHO
Umuarama – A Agência do Trabalhador de Umuarama anuncia que o período para a contratação de trabalhadores temporários começou e com as vagas vêm a oportunidade de conquistar a efetivação no emprego. Os grandes lojistas de Umuarama esperam contratar até 30%, em relação ao quadro de funcionários das empresas.
Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 17% das empresas dos setores de comércio e serviços do estado devem contratar trabalhadores temporários, o que deve gerar mais de 5 mil vagas temporárias no Paraná.
Em Umuarama, a gerente da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini da Matta, informou que empresas já estão abrindo vagas e a partir do dia 15 deste mês, a tendência é aumentar a oferta do emprego temporário. “Duas grandes redes abriram oportunidades para contratação de temporário. Entretanto, até o fechamento da segunda quinzena do mês esse número aumenta consideravelmente”, informou.
Os dados da Fecomércio revelam que a projeção para contratações é a maior dos últimos três anos. Em 2017, a pretensão de vagas temporárias era de 13,6%; em 2016 foi de 16,1%, e em 2015, de 14,5%. O comércio concentra 18,8% das respostas positivas, enquanto o setor de serviços, 13%.
A gerente-geral Fabiane Carvalho disse que para este ano a empresa vai contratar de 10 a 15 novos vendedores, pois a expectativa das vendas para a unidade de Umuarama é um crescimento de 10%, em relação ao ano passado. “A expectativa é muito boa para este ano. Por isso já começamos a contratar para realizar o treinamento dos novos colaboradores”, disse.
As contratações vão se concentrar na função de vendedor, com 49%, para dar conta do fluxo adicional de consumidores durante o Natal e festas de fim de ano. Também devem ser criadas vagas temporárias para atendente geral (12,6%), estoquista (9,8%) e caixa (9,8%).
Boa parte das vagas temporárias vão se transformar em empregos efetivos para 2019, visto que 70% das empresas participantes da sondagem da Fecomércio PR relatam que permanecerão com os funcionários temporários. Outros 13% não descartam a possibilidade de efetivação, mas ainda não se decidiram, e apenas 17% disseram não haver chances de efetivação.
O gerente Paulo Tiago da Silva, explica que hoje a empresa busca um profissional determinado e com vontade de trabalhar. “Vamos contratar um terço em relação ao nosso quadro atual. Essas vagas serão destinadas para o trabalhador que busca objetivos, como crescimento profissional e pessoal. Além disso, saber trabalhar em equipe e ter gana de desenvolvimento. Nosso objetivo é efetivar os melhores” explicou.
A maioria das empresas (49,2%) irá contratar apenas um funcionário. Os estabelecimentos que planejam contratar até cinco colaboradores correspondem a 23,7% e os que pretendem contratar de seis e dez funcionários, 3,4%. As empresas que abrirão mais de dez vagas somam 5,1%. Ainda há 18,6% dos gestores que não definiram o número de vagas temporárias.