Cotidiano

TRÂNSITO

Contrabandista suspeito de provocar duas mortes no trânsito é preso em Umuarama

20/12/2023 09H38

Jornal Ilustrado - Contrabandista suspeito de provocar duas mortes no trânsito é preso em Umuarama

Agentes do Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil de Umuarama cumpriram na manhã desta terça-feira (19) um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 28 anos idade, autor de um acidente de trânsito que resultou na morte de José Osvaldo de Souza, aos 73 anos idade, na PR-323, em Perobal, no último dia 15 outubro.

A Polícia Civil informou que o rapaz também é suspeito de ter provocado um outro acidente, em janeiro de 2022, que resultou na morte de uma mulher de 43 anos. O acidente ocorreu na PR-182, rodovia que liga Pérola a Xambrê, nas imediações do Distrito de Eliza.

ACIDENTE NA PR-323 

De acordo com a Polícia Civil, o acidente aconteceu na rodovia PR-323. Na ocasião, o rapaz conduzia um veículo Kia Sorento, no sentido Umuarama a Perobal, quando nas proximidades do posto de combustível Cavalo Branco, em Perobal, veio a atingir José Osvaldo de Souza, que pilotava uma motocicleta. O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Preliminarmente, informações oriundas da Agência Local de Inteligência do 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM) indicavam que o motorista do carro estava em alta velocidade e fazendo ultrapassagens forçadas, juntamente de outros veículos, dentre os quais deram apoio para que o suspeito fugisse do local, sem prestar socorro à vítima.

Além disso, a Polícia Civil informou que no interior do veículo conduzido pelo suspeito havia apenas o banco do motorista e um rádio comunicador, indicando que se tratava de um veículo utilizado para o transporte de ilícitos.

Conforme a Polícia Civil, durante a instrução do inquérito policial, compareceu na delegacia de polícia o investigado, seu defensor e uma testemunha, que, em síntese, depositaram sobre a vítima a culpa do acidente.

A Polícia Civil informou que investigadores arrecadaram um rol de testemunhas e outros elementos de informação que demonstraram que, além da conduta do suspeito ter dado causa à morte da vítima, o suspeito assumiu o risco de produzir esse resultado, ou seja, fazendo incidir sobre ele o crime de homicídio qualificado.

OUTRA MORTE

O delegado Gabriel Menezes, responsável pela 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, relatou que o motorista é investigado por uma conduta semelhante na Comarca de Xambrê, onde em 11 de janeiro de 2022, ele conduzia também um veículo Kia Sorento, dessa vez carregado com cigarros contrabandeados, vindo a se envolver em um acidente com um veículo VW/Parati, com três ocupantes, tendo uma passageira falecida em decorrência do acidente.

O suspeito, nessa ocasião, também fugiu sem prestar socorro às vítimas. Tal inquérito não foi finalizado pois aguarda a elaboração de laudo pericial pela Polícia Científica. Por esse contrabando, o rapaz já foi condenado em 1ª instância pela Justiça Federal.