Umuarama

Seja Consciente

Calor intenso de dezembro e janeiro faz consumo de água subir 10% em Umuarama

21/01/2019 08H11

consumo-agua-umuarama

Os termômetros de Umuarama vêm registrando temperaturas altas desde dezembro e o calor vem elevando o consumo de água na cidade. Segundo a Sanepar, na primeira quinzena do mês de janeiro foi registrado aumento de 10% na utilização da água pelos umuaramenses.

Segundo a Sanepar, empresa vem produzindo diariamente em Umuarama 23,3 milhões de litros de água para consumo, ou seja, 10% a mais do que a média que é de 21,3 milhões de litros. A companhia acredita que por ser um período de férias os números permaneçam estáveis, mesmo no verão e não existe risco de desabastecimento. As constantes chuvas também estão ajudando a manter a capitação em um patamar considerado normal.

Entretanto, mesmo a Sanepar ressaltando que não existe previsão para desabastecimento, buscar economia e controlar o desperdício é a melhor opção para todos os umuaramenses.

Mesmo com a notícia, a Sanepar alerta para os moradores de Umuarama não desperdiçarem água. A recomendação é usar a água tratada para a higiene e alimentação, como também, é importante verificar as instalações hidráulicas a fim de evitar desperdício com possíveis vazamentos.

Outras vilãs no excesso de consumo, para esta época do ano, são as pequenas piscinas. Geralmente estes oásis artificiais não têm tratamento da água, o que obriga os usuários a trocá-la com frequência.

LOUÇA

Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça.

PRECAUÇÕES

Estima-se que uma torneira pingando consuma 60 litros de água por dia e até 1,8 mil litros ao mês. Estudos demonstram que é no banheiro que as famílias mais gastam água, ou seja, entre 63 e 75% do valor da conta é registrada neste instante. Deste total o chuveiro corresponde em até 35% da conta. Em uma análise simples, em uma conta de R$ 100, cerca de R$ 35 é gasto no banho.

CALÇADAS E CARROS

Usar esguicho como vassoura para lavar calçadas é um dos maiores ‘pecados’ com a água. Para lavar o carro os especialistas dizem que usando balde a economia chega a 300 litros de água. Já para as roupas, é importante deixar juntar as peças e reutilizar a água para limpezas externas.