Umuarama

Lavando as mãos

Consumo de água em Umuarama aumenta 3% com higienização contra o coronavírus

25/03/2020 11H30

lavar-maos-consumo-de-agua-umuarama

Parece que o umuaramense está lavando as mãos, após recomendação para combater a transmissão do coronavírus (Covid-19). Só nós últimos 10 dias o consumo de água em Umuarama aumentou 3%, segundo a Sanepar. A empresa ressalta que é preciso fazer a higienização, porém sempre com consciência para que a água continue chegando na casa dos clientes.

Conforme a assessoria de imprensa da Sanepar de Umuarama, se comparado os dez últimos dias deste ano, com o mesmo período do ano passado, o consumo de água na cidade aumentou 3%. A elevação pode estar relacionada a questão da lavagem das mãos e higienização de casas e objetos, como forma de eliminar o coronavírus. Outra possibilidade poderia ser o calor, entretanto, nos últimos dias as temperaturas não se apresentam tão elevadas como em janeiro e fevereiro.

Ainda segundo a Sanepar, a produção acumulada que era de 191 milhões de litros, em 2019, soma agora cerca de 196 milhões de litros de água e o sistema opera normalmente. Em nota a empresa ressaltou que se o consumo continuar neste patamar, não haverá problema com falta de água na cidade.

Uso racional

Mesmo com produção normal, a empresa ressalta que economia e o uso racional da água se aplicam em qualquer tempo. “Neste momento, uma campanha educativa da Sanepar em rádios de todo o Paraná está lembrando de cuidados básicos diários como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, tomar banhos rápidos e reaproveitar a água da lavagem de roupas e quintais. No momento de ensaboar as mãos não deixe a água correndo”, disse a empresa em nota.

ÁGUA E SABÃO

Segundo os infectologistas, água e sabão é a alternativa mais simples e recomendada para a higienização. O coronavírus, revestido por uma fina camada de gordura, fica inativo quando entra em contato com o sabão.

Dicas da OMS:

Higienize as mãos

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão, quando não conseguir lavar as mãos use álcool em gel.

Mantenha distância social

Mantenha pelo menos um metro e meio de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.

Evite tocar os olhos, o nariz e a boca

Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação

Pratique higiene respiratória

Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.

Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente

Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.