UMUARAMA
Com a finalidade de melhorar a segurança no perímetro do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, dificultando a entrada de animais que possam prejudicar as operações de pousos e decolagens, a Prefeitura de Umuarama estão implantado vigas de concreto na base de todo o cercamento do aeródromo, as chamadas vigas baldrames.
Além da questão de segurança, a obra atende também uma determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) constante em termo de compromisso firmado com o município. O cercamento da pista, áreas de escape, manobras, hangares e o terminal de passageiros, soma 3.622 metros de extensão e com o serviço toda essa área estará mais protegida.
A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos acompanha a execução, autorizada em 8 de janeiro deste ano com prazo de entrega em 8 de abril próximo. Para o secretário da Indústria, Comércio e Inovação – setor da administração municipal responsável pela gestão do aeroporto –, Junior Ceranto, este é mais um passo para a operacionalização de aviões de médio porte em Umuarama.
“Já temos a linha aérea regular com voos para Curitiba e estamos cumprindo todos os requisitos para essa linha ser servida por uma aeronave maior que o avião utilizado atualmente. Acredito que ainda este ano a população da cidade e região poderá experimentar viagens em um avião ATR com capacidade para cerca de 70 passageiros”, apontou o secretário.
Para isso o Aeroporto Orlando de Carvalho passou por uma completa reestruturação, ampliação da pista e do terminal de passageiros, instalação dos equipamentos necessários e toda a adequação técnica. “Estamos prontos, o aeroporto está liberado e em breve esperamos oferecer mais este serviço à população”, completou Ceranto.