Policial

Segurança

Consegs organizam a criação da Coordenadoria Regional de Umuarama

02/12/2019 09H32

REUNIAO-CONSEG-umuarama

Criar uma Coordenadoria Regional que permita unir forças dos Conselhos de Segurança Pública (Conseg) de toda a região para a busca de integração e comprometimento entre a sociedade civil e as forças de segurança e investimentos para o setor é o objetivo de um grupo de trabalho criado sob a coordenação do Conseg de Umuarama. A primeira reunião ocorreu no último dia 21 na sede da Polícia Ambiental, na Capital da Amizade.

Segundo o presidente do Conseg de Umuarama, Eliseu Vital, a primeira reunião foi para propor a criação da Coordenadoria e incentivar e orientar sobre os procedimentos para a instalação do conselho nos municípios que ainda não dispõe do órgão. Já as localidades onde o Conseg já está em funcionamento, foram orientados a realizar uma adequação estatutária que permita participar dessa integração.

De acordo com Vital, não foi definido um número mínimo e nem máximo de municípios que podem participar. Ele acredita que isso será determinado em um segundo momento, mas salienta que o convite para a reunião foi estendido aos municípios de toda a região, inclusive fora da área de atuação da 7ª SDP. “Estamos ainda nos primeiros passos”, salientou.

COMPROMETIMENTO

De acordo com o major da Polícia Militar Willian da Silveira, a maior importância do Conseg e também a Coordenadoria é a integração e o comprometimento entre a sociedade civil e os órgãos de segurança pública, fortalecendo vínculos e formando parcerias que melhoram a qualidade de vida da população.

“O Conseg nos permite unir forças não apenas com órgãos da segurança pública, mas também com a assistência social, saúde, comunidade que nos permite fazer um trabalho conjunto para a solução de problemas, para elegermos prioridades no atendimento”, explicou o major.

EXEMPLO

Ele deu como exemplo a presença de um grande número de andarilhos no entorno da Estação Rodoviária e do terminal urbano de Umuarama. “Os andarilhos vêm para Umuarama porque sabem que aqui conseguem esmolas. Os comerciantes do local reclamam sobre a importunação feita aos seus clientes. A solução não passa apenas pela Polícia Militar e Guarda Municipal, também envolve a Assistência Social do Município, a Comunicação da Prefeitura, que acabou criando uma campanha orientando as pessoas a não dar esmolas. Esse é apenas um exemplo de um trabalho em conjunto que começa através do Conseg”, explicou.

INVESTIMENTOS

Nos últimos três anos a atuação do Conseg em parceria com o Ministério Público do Trabalho permitiu a melhoria da estrutura física do 25º Batalhão da Polícia Militar, a construção da sede da Polícia Ambiental e a compra de veículos e armamentos para a Guarda Municipal de Umuarama.

CONQUISTA

De acordo com o delegado-chefe da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes, a criação de uma coordenadoria é importante pois permite a orientação correta sobre a finalidade de um Conseg, que é um órgão institucional ligado à Secretaria de Segurança Pública.

“Ter uma coordenadoria permite a busca por conquistas que são comuns a todos. No nosso caso, que estamos próximos a fronteira, a união fortalece a batalha por problemas enfrentados por todos”, salientou.

O presidente do Conseg de Alto Piquiri, Washington D’Avila, também participou da reunião e salientou que o encontro foi importante para orientar quem ainda não criou o Conseg como fazer isso e também como buscar recursos para o desenvolvimento de suas atividades.