Eleições 2020
No próximo domingo, dia 15 de novembro, são esperados 78.446 umuaramenses votando para prefeito e vereadores. Na hora de escolher os candidatos o eleitor precisa ficar atento a ordem de votação na urna eletrônica e para ajudar, o Tribunal Superior Eleitoral libera o uso da “colinha” em papel.
A sequência de candidatos na urna eletrônica começa com o cargo de vereador e em seguida o eleitor escolhe o candidato ao cargo de prefeito. Os concorrentes a uma vaga nas câmaras municipais dos 5.568 municípios serão identificados por um número de cinco dígitos. Já os candidatos ao cargo de prefeito são registrados na urna com dois dígitos.
O TSE disponibiliza um simulador de votação em seu Portal na internet. Nele, é apresentada uma urna virtual semelhante à utilizada nas seções eleitorais, permitindo ao internauta “votar” para os cargos em disputa nas Eleições Municipais.
Na página, há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso a pessoa erre durante o ensaio, o simulador mostrará uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando a como proceder corretamente.
Outra ferramenta para auxiliar o eleitor a exercer o voto com facilidade é a chamada “colinha”, um papel com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação e que pode ser consultado no momento do voto. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou em qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar nenhum aparelho eletrônico para a cabine de votação.
O primeiro turno será no dia 15 de novembro, das 7 às 17 horas, com horário preferencial de 7 às 10 horas para eleitores com mais de 60 anos. Para votar, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como CNH, RG, carteira de trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, Documento Nacional de Identidade (DNI), e-Título (título de eleitor digital) ou passaporte. Uso de máscara é obrigatório.