Umuarama

VERÃO E ÁGUA

Confira 8 dicas para seu filho não se afogar em piscinas e rios

30/01/2019 18H19

VERÃO E ÁGUA  Confira 8 dicas para seu filho não se afogar em piscinas e rios

 

Umuarama – Com o calor excessivo do verão em Umuarama, papais e mamães precisam ficar atentos aos cuidados para evitar acidentes em piscinas, rios e até mesmo em praias, envolvendo crianças. Para facilitar a sua vida, o Ilustrado conversou com o tenente William Marques do Corpo de Bombeiros que apresentou oito dicas para seu filho não se afogar em piscinas e rios.

1 – Sempre mantenha contato visual com a criança que está brincando na água. Isso quer dizer que não pode dar uma ‘olhadinha’ no celular, bater um papo com um amigo e nem se distrair ficando perto, mas fazendo outra atividade. Basta um segundo de descuido para um afogamento acontecer. Não dá para brincar. Fique de olho.

2 – Não importa a idade e nem se a criança sabe nadar. A recomendação do contato visual está valendo. Piscinas normalmente tem ralos de sucção, que podem puxar cabelos, pés ou mãos dos pequenos que não têm forças para evitar o ‘puxão’. Atenção é fundamental.

3 – Piscina, principalmente em casa, deve ser cercada, para dificultar o acesso da criança até o local. Nada de confiar apenas na sua atenção. Tem que cercar mesmo, e de preferência com uma tranca que não consiga ser aberta pelo pequeno.

4 – O uso de boias e coletes salva-vidas são importantes para evitar afogamentos de crianças. O cuidado é observar o tamanho e peso correspondente.

5 – Quando terminar a brincadeira na piscina, recolha todos os brinquedos e objetos usados para a diversão. Boias, camas infláveis ou mesmo brinquedos das crianças são verdadeiros chamarizes para meninos e meninas.

6 – Se a diversão for em rios ou praias, além do contato visual, os pais devem sempre procurar ficar próximos a guarda-vidas. Pedir orientação sobre o melhor local para banho também é importante.

7 – Tenha sempre a mão uma boia ou outro objeto que pode ser lançado para a criança se agarrar em caso de afogamento, principalmente em rios e praias.

8 – Em caso de acidentes, após a retirada da criança da água, busque socorro imediato pelos telefones 192 (Samu) e 193 (Bombeiros).