UMUARAMA
Evento, promovido pela Fundação Cultural de Umuarama, é a primeira etapa da Conferência Nacional
A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Umuarama (FCU), realiza na próxima segunda-feira (30) a segunda edição da Conferência Municipal de Cultura, que representa o início do processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC). Artistas de vertentes diversas (música, dança, pintura, teatro, literatura, cinema, fotografia, historiadores e agentes e produtores culturais) devem participar na construção e ampliação da produção cultural no município.
Vanio Cesar Pressinatte, secretário municipal de Cultura, comenta que, depois de concluído, o SMC vai garantir, ao final do processo, a previsibilidade orçamentária e a continuidade das ações culturais desenvolvidas no município. “Este é o momento em que, guiados pelos seis eixos temáticos já definidos para a Conferência local, serão levantadas discussões e deliberações sobre o cenário cultural em Umuarama. Sabemos da riqueza e da diversidade de agentes e produtores culturais e nosso objetivo é reunir a todos para que possamos, juntos, fortalecer o setor”, argumenta.
Diretor de Ação Cultural da FCU, Rodrigo Fernandes Pereira, relata que um Sistema de Cultura é o instrumento mais eficaz para responder aos desafios da gestão articulada e compartilhada entre a administração municipal e a sociedade. “Unir representantes e integrantes do setor de produção cultural para uma atuação pactuada, planejada e complementar, seja democratizando os processos decisórios intra e intergovernos e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada”, detalhou.
Segundo ele, os eixos temáticos definidos pela comissão organizadora são: 1) Institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura; 2) Democratização do acesso à cultura e participação social; 3) Identidade, patrimônio e memória; 4) Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; 5) Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade e 6) Direito às artes e linguagens digitais. “São temas caros aos agentes culturais. Após as exposições, haverá a Plenária Final, momento de discussão e deliberação das propostas e moções”, relata.
O diretor acrescenta que, na Conferência Municipal, que será na próxima segunda-feira (30) a partir das 19h no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, haverá a eleição de delegados que representarão as propostas de Umuarama nas etapas seguintes – a Conferência Estadual de Cultura, que será em Foz do Iguaçu dias 4 e 5 de dezembro, e a Conferência Nacional, que será em março, em Brasília (DF). “Diante disso, é extremamente importante a ampla participação dos agentes culturais, uma vez que é da convergência de boas ideias e projetos que teremos um Sistema Municipal de Cultura realmente significativo, ou seja, um documento produzido com as demandas reais da nossa comunidade artística local”, finaliza.
SERVIÇO – Conferência Municipal de Cultura – 2ª Edição – Data: 30/10/2023 – Horário: 19h – Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert – Público: produtores e agentes culturais, artistas etc – Entrada: grátis – Informações: (44) 3621-4112.