Arquivo

Infraestrutura

Comunidade pede por melhorias nas sinalizações das ruas em bairros

23/08/2018 00H00

 

Umuarama – Os tradicionais nomes de ruas pintados em postes estão sumindo em alguns bairros e dificultando a orientação de moradores, visitantes, profissionais das forças polícias e socorro. Segundo o setor de Obras da prefeitura de Umuarama, para amenizar a situação uma licitação foi aberta visando a pintura de 500 postes em toda cidade.
A moradora do jardim Imperial I, Márcia da Silva, ressalta que quando mudou no bairro, há mais de cinco anos, as ruas tinham os nomes pintados nos postes. Porém, com a ação do tempo as sinalizações foram apagando e hoje é quase impossível ver. “É difícil ensinar uma pessoa para chegar na nossa casa. As ruas estão sem nome e dificulta se orientar dentro do bairro”, noticiou.
O Imperial I também é composto do Imperial II e Imperial III, sendo que na região a situação é a mesma em todas as ruas. O problema se estende para bairros mais antigos como o Conjunto Sol Nascente e Patrimônio Umuarama, sendo que a reclamação dos moradores sempre é a mesma, a dificuldade de orientação.
Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros de Umuarama, Willian Marques, a situação de vias sem nomes é um empecilho para as equipes de salvamento e combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. “Temos nosso mapa e o sistema de localização, mas as ruas sem os nomes atrasam o atendimento e esse tempo perdido pode ser vital para o socorro de uma vítima”, alertou.
Segundo o setor de Obras da prefeitura de Umuarama, quando um bairro recebe os nomes das ruas, por meio de lei aprovada na Câmara de Vereadores, o município realiza a pintura dos postes. No caso dos bairros mais antigos e que estão sofrendo com a falta de sinalização, a administração municipal iniciou um processo licitatório para aquisição de materiais para realizar o serviço. Conforme informações do setor, serão pintados cerca de 500 postes com nomes de ruas na cidade.