Umuarama – Em meio ao crescimento dos casos de Covid-19, doença transmitida pelo coronavírus, em Umuarama e região, os padres da Diocese de Umuarama decidiu manter as celebrações das missas sem a presença dos fiéis. A medida surgiu como forma de apoiar toda a comunidade no sentido de prevenção contra doença.
Em nota, a assessoria de imprensa da Diocese ressaltou que mesmo com o decreto estadual e municipal permitindo as celebrações abertas ao público a comunidade católica continua com as missas transmitidas via televisão, internet e rádio.
Os párocos entendem que essa atitude é uma forma de colaborar para salvar vidas, junto as medidas sanitárias de combate à transmissão do novo coronavírus na cidade.
Com a publicação da resolução da Secretaria Estadual de Saúde, que estabelece as condições necessárias para que as igrejas voltem a receber público, o prefeito Celso Pozzobom emitiu decreto normatizando a situação, na última sexta-feira (22).
O decreto autoriza a abertura das celebrações ao público, desde que observadas todas as medidas de prevenção ao contágio e transmissão do COVID-19, previstas na Resolução nº 734, expedida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Além disso, o texto ressalta que os ritos, rituais e práticas próprias de cada tradição religiosa somente poderão ocorrer mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde, após parecer favorável e orientações específicas do Centro de Operações de Enfrentamento (COE) criado pelo Decreto Municipal nº 078, de 31 de março de 2020.