Umuarama

Retratos da Leitura

Compra de livros cresceu 30% em Umuarama desde o início da pandemia

17/09/2020 12H29

COMPRA_LIVROS_UMUARAMA

Na última semana a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostrou que o País perdeu, entre 2015 a 2019, mais de 4,6 milhões de leitores. Entretanto, a pandemia do coronavírus proporcionou uma retomada no mercado do livro e Umuarama vem seguindo o ritmo do cenário nacional, com crescimento de 30% nas aquisições de livros físicos.

As vendas de livros começaram a subir entre maio e junho, ressaltou a proprietária de livraria Mayara Malfato. Segundo a entrevistado, em relação ao mesmo período de 2019 a procura por livros cresceram 30% e Mayara credita o crescimento do consumo a pandemia do coronavírus. “Percebemos que após as semanas de fechamento do comércio, devido as medidas de prevenção a transmissão do coronavírus, as vendas começaram a crescer e clientes novos apareceram”, disse.

Conversando com os clientes, a empresária do setor de livrarias percebeu que com a maior disponibilidade de tempo e a necessidade do distanciamento da enxurrada de notícias negativas em relação ao coronavírus, os umuaramenses passaram a consumir mais livros. “A procura aumentou e os livros de romance e autoconhecimento foram os mais procurados”, ressatou Mayara.

Ainda conforme a entrevistada, com a pausa das escolas de infantis os pais também buscaram as famosas cartilhas de alfabetização para trabalhar com os filhos. “Como as crianças estavam impossibilitadas de ir para escolinhas, os pais optaram em buscar as cartilhas, como forma também de entreter os filhos de forma educativa”, falou a empresária.

Crescimento

O estudo da Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros mostrou que o mercado editorial apresentou crescimento com o período da pandemia. A pesquisa mostra que, no período de 18 de Maio a 14 de Junho, o setor livreiro teve faturamento de 109 milhões, um crescimento de 31% em relação ao mês anterior.

Retratos da Leitura

Digital

Nos números de crescimento, o mercado editorial aumentou em 115% seu faturamento com conteúdo digital de 2016 a 2019. O número, que já desconta a inflação, abarca as vendas de ebooks, que somam 99% do faturamento e 96% das unidades comercializadas, como também o audiolivros e outras plataformas de distribuição digital.

Incentivos a leitura

Um dos fatores que influência a leitura, de acordo com o Retratos da Leitura no Brasil, é o incentivo de outras pessoas. Os professores aparecem em primeiro lugar como pessoas que mais incentivam a leitura, apontados por 11% dos entrevistados. Em segundo lugar está a mãe ou responsável do sexo feminino, apontado por 8%, e, em seguida, está o pai, responsável do sexo masculino ou algum outro parente apontado por 4%.