Cultura
A companhia de Folia dos Santos Reis de Cruzeiro do Oeste, Silvério do Carmo, segue sua caminhada e passou ontem por Umuarama. A companhia é o último traço da antiga cultura na região. Os fiéis passaram por vários bairros na Capital da Amizade e agora seguem para Cruzeiro do Oeste levando a bandeira ao seu local de repouso.
Alan Carlos Ramos de Oliveira, neto de Antônio do Carmo; quem ajudou Sebastiana Silvério a montar a companhia no passado, conta que a Folia de Santos Reis leva de casa em casa a boa nova, que é o nascimento de Jesus Cristo. “A folia de Reis é uma cultura fundada na Igreja Católica com a mistura dos portugueses, franceses, africanos e espanhóis. Como outros movimentos da igreja, visamos praticar a fé para os que creem no nascimento de Jesus”, explicou.
A companhia Silvério do Carmo começou a caminhada em Cruzeiro do Oeste no dia 25 e em Umuarama a companhia chegou terça-feira (3) e passaram pelo Jardim Independência, Ouro Branco, Dom Pedro I e II. Nesta quarta-feira (4) os foliões passam pelos bairros: Praça Anchieta, Bandeirantes, Alto São Francisco, 1° de Maio.
“Devido a situação sanitária que passamos no mundo todo, não saímos por dois anos. Com as medidas protetivas saímos esse ano fazendo os municípios de cruzeiro do oeste e Umuarama”, disse Oliveira.
A Folia de Reis volta para Cruzeiro do Oeste na noite do dia 5, e no dia 6 realiza os festejos do Dia Dos Santos Reis, com almoço e jantar para as pessoas. “Os alimentos arrecadados são para o festejo do dia 6 de janeiro. Já os alimentos que sobram são feitas várias cestas básicas e distribuídos para as pessoas em estado de vulnerabilidade social”, enfatizou o entrevistado.
Ainda segundo Alan, dentro do sentido religioso, a percorrer as casas com a companhia e um momento de manifestar a fé por meio de uma cultura sertaneja dos antepassados. “É um momento de adorar o nascimento do menino Jesus, por isso vamos cantando e anunciando seu nascimento nas casas que aceitam nossa parada”, ressaltou.
Empunhado a bandeira a frente do grupo, seguida dos palhaços mascarados e músicos, muitos umuaramenses revivem uma cultura esquecida dos tempos da infância. Um tempo em que as companhias de Folia de Reis percorriam os bairros da cidade.
A folia de reis é uma festa católica que celebra a visitação dos Reis Magos o nascimento de Jesus Cristo em Belém. Com canções sempre sobre temas religiosos, nas residências por onde a folia passava muitas crianças também acompanhavam os palhaços imitando o ritmo feito com os bastões e suas danças. “Nossa companhia não tem bebida alcoólica e respeitamos ao máximo quem visitamos. Estamos levando a palavra de Deus e por isso temos que seguir as regras deixadas”, finalizou Alan Oliveira.
Com apoio da Secretaria de Cultura de Cruzeiro do Oeste, na época comandada por Ana Ribas, em 2007, Sebastiana Silvério ganhou o prêmio Culturas Populares – realizado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. A premiação foi o reconhecimento da anciã por ter criado e ajudado a manter durante quase cinco décadas a Folia de Reis “Silvério do Carmo”.