Variedades

Canal da Fama

Como tudo começou

04/06/2023 04H40

E hoje, a partir das 19h15, o SBT exibe o especial sobre os 60 anos do “Programa Silvio Santos. Em 1963, o diretor da extinta TV Paulista (Canal 5), Paulo de Grammont, ofereceu a Silvio Santos a oportunidade de alugar o horário vespertino dominical da emissora, que à época ficava fora do ar, para que ele apresentasse um novo programa de televisão. Mesmo sabendo que não havia tradição do grande público em assistir televisão neste período, a visão inovadora de Silvio Santos o fez acreditar na oferta e topar o desafio: no domingo, dia 02 de junho daquele ano, estreava repleto de variedades, brincadeiras e prêmios o “Programa Silvio Santos”. Inicialmente exibido do meio-dia até às 14 horas, contava com três atrações: “Cuidado com a Buzina”, o primeiro programa de calouros comandado por Silvio Santos, “Justiça dos Homens”, esquetes dramatúrgicos que finalizavam com julgamento no palco, e “Pra Ganhar é Só Rodar”, que já era apresentado há alguns anos no horário noturno da emissora, e Silvio o transferira para dentro do dominical. A audiência, até então inexistente, começa a aumentar e colocar a TV Paulista dentre o topo das emissoras de São Paulo. Ao longo da década, foi ganhando tempo, novas atrações foram surgindo, e o inevitável crescimento veio acompanhado de um estrondoso sucesso. Em 1964, ao mesmo tempo em que comandara o dominical pela TV Paulista, a Publicidade Silvio Santos, empresa que produzia independentemente seus programas, passa também a alugar espaço na programação da TV Tupi, extinto canal 4 de São Paulo, para apresentar outras atrações. A estreia se deu com o “Festival da Casa Própria”, em novembro daquele ano, e pela primeira vez, um programa de televisão entregava uma casa para seus telespectadores.

O “Programa Silvio Santos”

Nas últimas seis décadas, todos os domingos, milhares de famílias se reúnem em frente à televisão para assistir ao “Programa Silvio Santos”. A maior e mais longeva atração na categoria de auditório e variedades do mundo, que completou 60 anos, na última sexta-feira, 2 de junho, marcando a vida de muitas pessoas e misturando-se com a história recente do Brasil. 

Edição especial

No palco da edição especial do “Programa Silvio Santos” que vai ao ar hoje muitos nomes que fizeram história no dominical participaram da gravação do programa, incluindo a esposa de Silvio Santos, Dona Iris Abravanel, e as seis filhas do maior comunicador do país, Cintia, Silvia, Daniela, Rebeca, Patrícia e Renata Abravanel. Patricia comandou, com brilhantismo, o especial. Na verdade, a família representou Silvio que preferiu não participar das homenagens. Ao longo do programa, o telespectador vai poder mergulhar no universo do “Programa Silvio Santos”, com imagens raras da história. Uma verdadeira imersão no passado e presente.

Quadros que sempre serão lembrados

Quadros históricos que marcaram essas seis décadas foram gravados com inúmeras personalidades e até as próprias filhas de Silvio Santos, como Daniela Beyruti no “Brincadeira do Foguete”, Rebeca Abravanel na “Prova do Relógio” e Silvinha no “Boa Noite Cinderela”. No “Show de Calouros”, foi difícil segurar as lágrimas durante as participações de Mara Maravilha, Leão Lobo, Luís Ricardo, Nelson Rubens, Sônia Lima, Sérgio Mallandro, Flor Fernandez, Décio Piccinini e Ary Toledo. Já no “Jogo das 3 Pistas”, Patricia comandou um embate entre Eliana e Adriane Galisteu, que recordaram muitas histórias de quando começaram as suas respectivas carreiras no “Programa Silvio Santos”. Teve também uma edição fantástica do “Qual É a Música”, com Ronnie Von, Nahim, Ovelha, Lilian Knapp,, Lady Zu, Trio Los Angeles, Sarajane, Jane, Sylvinho Blau Blau e Gilliard, além de Felipeh Campos e Patricia Salvador. No “Topa Tudo por Dinheiro” mais homenagens, dessa vez para Fernando Benini e Ivo Holanda, além de Celso Portiolli, que não pôde estar presente mas gravou um vídeo para o programa, e Luis Sales, o fã do Raça Negra.

Relembrando

Outros nomes icônicos também foram lembrados. É o caso de Daiza Lazarte Barros, a “Menina do Bambu”, Antônio Gianotti, que participou do “A Porta da Esperança” e pediu fitas pornô, Elizeu Tabosa Fernandes Filho, primeiro a ganhar um milhão de reais no “Gol Show”, e o casal Valdir e Cleide, que se conheceram no “Casamento na TV”, em 1967, e estão completando 55 anos de casados. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também esteve presente para uma homenagem a Silvio Santos e ao programa, e para relembrar momentos de sua participação na década de 1980, quando era prefeito de Pindamonhangaba. O especial contará ainda com depoimentos de artistas e personalidades, como José Bonifácio, o ícone da TV, “Boni”. Vai vale a pena conferir!

Comprando livros

A atriz americana Amber Heard atualmente está morando em Madrid, na Espanha, unicamente na companhia da filha, Oonagh, que tem dois aninhos. Dias atrás, a artista foi clicada quando foi conferir A Feira do Livro, sendo que ela adquiriu vários exemplares no local. Especula-se que Amber tenha tirado férias do trabalho e não teria data para retornar aos Estados Unidos.

Ferido no trabalho

Reynaldo Gianecchini assustou seus fãs ao mostrar foto na qual ele aparece com o braço machucado. O ator está com um enorme hematoma. É que Giane sofreu um acidente durante gravações de suas cenas na terceira temporada de “Bom Dia, Verônica”, série da Netflix, na qual ele interpreta o vilão Mathias.

Novo trabalho

Bula realça a importância da coletividade no seu novo disco, “Individuo Coletivo”, seu terceiro álbum de estúdio. A banda de Santos formada por Marcão Britto (ex-Charlie Brown Jr) Pinguim Ruas (ex-Charlie Brown Jr) e André Freitas volta com força total após o período pandêmico. Previsto para ter 12 faixas autorais, o álbum aborda a importância da nossa individualidade dentro da coletividade, numa sociedade onde cada vez há a necessidade maior do indivíduo ser coletivo e se fazer presente. “Indivíduo Coletivo” reúne as composições dos últimos quatro anos da banda e é recheado com muitos riffs de guitarra, beats, grooves de bateria, elementos melódicos e modernos da música atual.

Para constar

O canal Viva é um dos mais assistidos da TV paga e já virou o queridinho do telespectador mais saudosista. Uma curiosidade é que o Viva é muito visto também por jovens até os 17 anos.

Modelo de beleza

Giovanna Antonelli é muito antenada e sabe que serve como modelo para muitas mulheres Brasil afora. Ela é uma mulher muito determinada e mantém os pés no chão. Sempre em boa forma, a atriz conta que não tem nenhum segredo, ela apenas controla a sua alimentação sempre e mantém rotina de exercício todos os dias.