Umuarama

DIA DO TRABALHADOR

Comércio varejista de Umuarama vai abrir para atendimento no próximo sábado

27/04/2021 10H48

comercio_aberto_umuarama

No próximo sábado (1º de maio) é comemorado o Dia do Trabalhador e no tradicional feriado nacional o comércio varejista de Umuarama abre as portas para atendimento da população da Capital da Amizade e região. A abertura foi acordada pelos sindicatos da categoria e visa recuperar as perdas econômicas, em relação ao fechamento das lojas como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

Com a abertura marcada para o sábado que antecede a semana do Dia das Mães e também por ser início de mês, o presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Umuarama(Sindlojista), José Strassi, acredita que o funcionamento das lojas será benéfico tanto para empresários como funcionários. “A abertura no feriado do dia 21 foi boa. Maio normalmente é um mini-dezembro em relação às vendas do Dia das Mães e se ficasse um sábado fechado o comércio seria prejudicado. Observamos uma boa expectativa”, disse.

o presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Umuarama(Sindlojista), José Strassi

O comércio varejista abre das 9h às 17h e ainda segundo Strassi, o atendimento no feriado será uma oportunidade para os consumidores realizarem suas compras de forma tranquila e seguindo a prevenção ao coronavírus. “Uma oportunidade para as pessoas realizarem suas compras sem aglomerações e com isso manter as medidas de prevenção contra o coronavírus”, ressaltou o presidente.

A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama (Sindecomu), Miromar Ponciano de Andrade, explicou que na negociação para abertura do comércio no feriado do dia 1º de Maio, ficou acertado entre os sindicados e registrado no termo aditivo assinado ontem a garantia ao trabalhador da correção do acumulado da inflação, mais 1% de ganho real a ser incluído na próxima Convenção Coletiva do Trabalho 2021/2022.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), Orlando Santos, elencou que a decisão de abertura foi assertiva, devido aos grandes períodos em que o comércio permaneceu fechado decorrente das medidas de enfrentamento ao coronavírus. “O expediente no feriado será importante para reduzir as perdas acumuladas, após diversos ciclos de portas fechadas, o que dificultou a situação de diversas empresas”, ressaltou.

PREVENÇÃO

Ainda segundo Orlando Santos, empresários, funcionários e consumidores precisam ficar atentos ao cumprimento das medidas de prevenção frente ao coronavírus. “Uma recomendação da Aciu é não levar crianças às compras. O ideal é ir apenas a pessoa que vai comprar, além da questão do distanciamento, máscara e álcool em gel. Se todos fizerem sua parte, sairemos mais fortes dessa”, disse.