Umuarama

Natal

Comércio inicia a abertura em horário especial sem acordo entre sindicatos

13/12/2018 09H07

comercio-umuarama

Mesmo sem acordo entre os Sindicatos do Comércio de Umuarama, empresários decidiram iniciar a abertura das lojas em horário especial de Natal (09 horas às 22 horas) a partir desta quinta (13). Sem uma definição pelos sindicatos, os empresários entrevistados pelo jornal Umuarama Ilustrado ressaltaram que acordos individuais foram assinados com os funcionários, visando a legislação trabalhista.

Os gerentes e proprietários entrevistados informaram que o comércio vai abrir hoje das 9 horas às 22 horas e garantem que nem os trabalhadores, muito menos a comunidade de Umuarama e região será prejudicada pela atual situação. “Vamos seguir o que determinou a ACIU. Vamos começar a abrir nossas três lojas na quinta-feira”, disse Regina Santana.

A mesma situação foi abordada pelo gerente Paulo Tiago da Silva, segundo o entrevistado, parte dos empresários da avenida Paraná se acertaram em comum acordo e vão abrir suas lojas na data marcada pela associação.

Ficou acordado entre tais lojistas a abertura das suas empresas em todos os sábados, até as 17 horas e em relação ao horário especial de Natal, o atendimento começa hoje, das 9 horas até as 22 horas. “Também vamos abrir no domingo que antecede o Natal e na véspera até as 15 horas”, disse o gerente.

ELETRODOMÉSTICOS

Na tarde de ontem os gerentes das lojas de eletrodomésticos, orientado pelas suas matrizes, procuraram o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio para fechar acordos junto aos funcionários. “Como não foi fechado acordo coletivo, nossa matriz nos orientou para que procurássemos o Sindicato dos Trabalhadores. Então, reunimos todas as lojas do seguimento e fechamos os acordos hoje (ontem), para começar a trabalha no dia 13, em horário especial”, disse gerente Eva Aparecida.

ACIU

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), Orlando Luiz Santos, reafirmou o que vem sendo divulgado entre as empresas associadas àquela entidade.

“Nossa sugestão é para que as lojas abram em horário especial, até as 22 h, a partir desta quinta-feira, dia 13 de dezembro, conforme resultado da pesquisa de opinião realizada junto a empresas associadas a Aciu. E temos ressaltado a todos os empresários, gerentes e administradores para que façam um acordo por escrito com os funcionários. Um documento simples, com os termos e os horários corretos de cada colaborador”, conta.

Santos disse ainda que é importante que os empresários respeitem estritamente a legislação trabalhista, que autoriza os funcionários a fazerem duas horas extras diárias. “A partir do momento que haja um acordo entre as partes [funcionários e patrões], por escrito, e que os direitos trabalhistas forem respeitados, não há com o que se preocupar: esperamos realmente que todos tenham grandes vendas, pois este ano promete ser de grandes resultados”, finaliza.