Umuarama

PÁSCOA

Comércio de chocolates abre neste sábado com restrições sanitárias

03/04/2020 16H38

Brasília – Compra de ovos de páscoa em lojas de Brasília. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Umuarama – O comércio que vende chocolates abre as portas neste sábado (4) com restrições de ordem de circulação e sanitárias. O regulamento está no Decreto 81/2020 que será publicado no Diário Oficial do Município amanhã. O objetivo é permitir que o setor fature a uma semana da Páscoa, comemorada no próximo dia 12.

Durante esse período (4 a 12), os comércios de chocolate poderão atender ao público de segunda a sábado, das 8 horas às 22 horas e, aos domingos e feriados, das 8 (oito) horas às 20 (vinte) horas.

ADEQUAÇÕES

Para manter as portas abertas os comerciantes terão que de adequar a uma série de medidas sanitárias para evitar a contaminação pelo Covid19. São 32 itens, entre eles incentivar e facilitar o conhecimento dos produtos disponíveis ao consumidor antes que ele entre na loja;

Tempo máximo de permanência dentro do estabelecimento de até 30 minutos por pessoa; controle de entrada de clientes e respeito de distanciamento mínimo de 2 metros. Assim, estabelecimentos com até 100 metros quadrados poderá entrar apenas um cliente por vez.

FILAS E ÁLCOOL

Em caso de filas, devem ser organizadas pelo comerciante, do lado de fora e respeitando a distância mínima, como já ocorre com os mercados. Na entrada do estabelecimento e nos caixas, fornecer aos usuários álcool 70%, álcool gel ou similar, orientando-os a fazerem a higienização das mãos antes de adentrarem ao estabelecimento, bem como antes e após o empacotamento e o pagamento dos produtos;

DELIVERY

Também fica proibido executar ou divulgar promoções que gerem aumento exagerado de buscas do estabelecimento num mesmo período de tempo e incentivar e facilitar ao cliente a venda por meio eletrônico, por telefone e o atendimento delivery e drive thru;

APENAS CHOCOLATE

Comércios que vendem outros produtos além do chocolate também poderão funcionar, desde que o consumidor tenha acesso apenas a esse produto e ao setor onde os chocolates estão expostos.

GRUPO DE RISCO

Pessoas classificadas em grupos de risco, como com mais de 60 anos, lactantes, gestantes ou que sejam portadores de outras doenças, especialmente de diabete, de hipertensão, de doença pulmonar e de doença cardíaca devem permanecer em casa. Elas não podem voltar ao trabalho neste momento.