Umuarama

DIA DOS NAMORADOS

Comerciantes pedem para o consumidor antecipar compras e evitar aglomeração

09/06/2020 08H27

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Com feriado religioso de Corpus Christi na quinta-feira (11), a semana do Dia dos Namorados ficou menor. Comemorado no dia 12 de junho (sexta-feira), a data dos namorados é a terceira de maior fluxo em compras no comércio de Umuarama e em tempos de prevenção ao coronavírus, os comerciantes da cidade pedem para o consumidor não deixar a aquisição dos presentes para última hora.

Conhecendo a tradicional frase, “o consumidor sempre deixa tudo para última hora”, o apelo dos empresários e trabalhadores do comércio de Umuarama é no sentido de evitar aglomeração de pessoas nas lojas e a cidade continuar com índices baixos de casos de Covid-19. Segundo gerentes e empresários entrevistados, se cada um fizer sua parte na organização e prevenção ao vírus, todos vão conseguir levar um presente para os namorados.

A gerente de loja de perfumes, Daniela Vieira e Silva Rodrigues, ressaltou que a expectativa é boa para as vendas do Dia dos Namorados, mesmo com as questões sociais e econômicas envolvendo o coronavírus. “Estamos trabalhando para as pessoas conseguirem presentear o namorado a namorada. Esse é nosso objetivo, que todos fiquem felizes”, ressaltou.

Daniela também ressaltou que os consumidores precisam observar as medidas orientativas de prevenção ao coronavírus e desta forma antecipar as compras. “O ideal é não deixa para última hora e assim não ter aglomeração de pessoas. Vamos seguir as medidas de prevenção e desta forma Umuarama continua funcionando”, alertou.

O empresário no ramo de vestuário, Rodrigo Victorino Delgado, ressaltou que vem trabalhando o Dia dos Namorados utilizando suas redes sociais e contato com os clientes, para antecipar as vendas visando os presentes da data. “Acredito que quarta-feira (10) e sexta-feira (12) o movimento nas lojas seja intensificado, por isso, estamos trabalhando com ações para diluir esse fluxo e evitar aglomerações”, explicou.

Rodrigo Victorino também ressaltou, que o fluxo de consumo em suas lojas não reduziu com a pandemia do coronavírus. Porém, houve uma mudança de perfil. “Produtos com valores altos tiveram uma redução de procura. Os consumidores estão levando em conta o custo/beneficio e por isso acredito que as pessoas não vão deixar de presentear no Dia dos Namorados”, ressaltou.

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SORTEIO ACIU

Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) preparou, em parceria com dezenas de empresas associadas, uma campanha para o Dia dos Namorados com 23 sorteios previstos e a distribuição de R$ 12 mil em prêmios.

Regras

Para participar, é necessário curtir a foto oficial do sorteio, seguir o Instagram @aciuumuarama, seguir os perfis @sorteioaciu e os dos patrocinadores, marcar três amigos nos comentários, compartilhar a foto oficial nos stories e marcar o IG @aciuumuarama. O perfil precisa estar em modo público para a conferência das regras, no próximo dia 12 (sexta), às 15h. Cabe ressaltar que a promoção é válida apenas para moradores da região de Umuarama.  Em caso de descumprimento de regras, um novo sorteio será realizado.

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Tíquete médio

De acordo com sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o tíquete médio do presente neste Dia dos Namorados será de R$ 133,51. Em 2019 o valor médio era R$ 143,75. Boa parte dos casais (42,2%) estão dispostos a gastar até R$ 100,00. Os que pretendem comprar um presente na faixa entre R$ 101,00 e R$ 150,00 correspondem a 27,8%; entre R$ 151,00 e R$ 200,00, a 18,3%. Os que planejam investir entre R$ 201,00 e R$ 300,00 para agradar a pessoa amada são 5,9%, mesmo percentual daqueles que devem gastar mais do R$ 300,00.

Tipo de presente

As principais escolhas dos namorados para presentear serão artigos de vestuário e calçados, com 54,8%. Os artigos de perfumaria correspondem a 26,2%. Um jantar romântico é a opção de 24,4%, enquanto as flores são citadas por 9,8%. Há também aqueles que presentearão com acessórios (9,4%), eletrônicos (6,9%), cesta de café da manhã ou chocolates (5,2%), joias (3,2%) e viagens (1,6%).