Cotidiano

NARCOTRÁFICO

Com terceira apreensão, Civil retira quase 900 kg de maconha de circulação

08/05/2020 17H30

Umuarama – Em apenas cinco dias a Polícia Civil de Umuarama apreendeu quase 900 quilos de maconha. A terceira ação ocorreu por volta das 16 horas desta sexta-feira (8), quando um Ford Ka prata foi interceptado na PR-323, no trecho urbano da rodovia. F.M.D.S, de 41 anos, foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas. No bagageiro e nos bancos traseiros haviam 276 quilos de maconha e 3 quilos de skank.

NARCOTRÁFICO

Segundo o delegado-chefe da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes, as apreensões são o resultado da intensificação do combate ao narcotráfico. “A ordem dada ao GDE (Grupo de Diligências Especiais) é para concentrar as investigações no combate ao tráfico. Com isso combatemos crimes correlatos, como roubo, furto e homicídios, que normalmente têm relação direta com as drogas”, afirmou Lemes.

DENÚNCIAS

De acordo com o delegado, a apreensão foi possível graças as informações recebidas de forma anônima pela coletividade. “Chegou até nós a informação de que um Ka prata saiu de Guaíra e passaria por aqui e estaria com a droga. Fomos checar. Também recebemos muita informação que é ‘furada’, mas todas são checadas e quando é verídica resulta em apreensão”, afirmou. Quem quiser colaborar pode ligar diretamente no telefone fixo 44-3621-2650 e pedir para falar com um dos delegados ou no GDE. Não é necessário se identificar.

CERCO

De posse das informações os investigadores se dividiram em equipes e se posicionaram estrategicamente para realizar a abordagem e evitar a fuga do suspeito. Por volta das 15h50min o automóvel em questão foi visualizado pelos policiais, que realizaram a abordagem e efetuaram a detenção do suspeito e a apreensão da droga.

APREENSÕES

A primeira apreensão da semana ocorreu na terça-feira (5) em um depósito no Jardim Araxá, em Umuarama. No local foram encontrados mais de meia tonelada de maconha e um traficante foi preso. Na ocasião ainda foram apreendidos uma Fiat Strada, um caderno de anotações e balança. Segundo a polícia, o destino da droga seria Brasília. (DF). A estimativa é que na Capital do País o valor do quilo chegue perto de R$ 1 mil. “Quanto mais longe o destino final, mais caro o quilo do entorpecente”, explicou o delegado.

Nesta quinta-feira (7) mais 88 quilos de maconha foram retirados de circulação, após uma perseguição policial que começou na cidade e terminou na rodovia, após os traficantes abandonarem um Chevrolet Onix e se embrenhar no meio do mato. Para trás deixaram a droga e o veículo.

ESTRATÉGIA

A ação faz parte de um conjunto de medidas de inteligência policial desenvolvidas nos últimos tempos pelo GDE de Umuarama e que agora começam a apresentar resultados positivos. Trata-se de atuação estratégica no combate ao tráfico de drogas que já resultou na apreensão de quase uma tonelada de drogas somente nesta semana.