Região

Capacidade administrativa

Com prefeito interino, Francisco Alves não para e avança em todos os setores

16/07/2021 11H32

A administração municipal de Francisco Alves está, desde o começo do ano, sob o comando de um prefeito interino. Liomar Mendes Lisboa, o popular “Cabelo do Povão”, era presidente da Câmara Municipal e assumiu a Prefeitura porque a chapa eleita no ano passada acabou impugnada e não pode assumir. Os moradores ficaram preocupados no começo, pois o fato poderia prejudicar o município, mas o prefeito que era para ser interino já está no cargo há mais de seis meses e com uma grande lista de serviços, inovações e obras executadas. E algumas ações já servem de exemplos para cidades da região.

Em entrevista ao Ilustrado, Cabelo do Povão, diz que não está tendo dificuldades para administrar o município porque conhece bem a realidade de cada bairro, cada distrito, enfim de todos os cantos de Francisco Alves. Isso porque está na vida pública desde 1996 e já foi vereador por cinco mandatos seguidos, além de ter ocupado o cargo de secretário municipal de Obras entre 2013 e 2016.

O slogan “O Povo no Poder” e o próprio apelido “Cabelo do Povão” já dão a ideia do seu jeito de administrar para todos. O prefeito está sempre na linha de frente das obras e em visita aos moradores, procurando ouvir quais são as carências de todos com o propósito de levar mais qualidade de vida para toda a comunidade.

Servidores

Além de manter a folha de pagamento em dia e adiantar 50% do 13º salário, o prefeito prioriza também os servidores municipais com vários incentivos. Um deles foi a adoção da cesta básica para os que recebem menores salários. E também o café da manhã que passou a ser servido. Além do funcionalismo, ele cita o apoio primordial da Câmara de Vereadores no projeto para melhorar Francisco Alves.

Mais Saúde

A Saúde é outra prioridade da atual gestão, O prefeito diz que não quer ver ninguém esperando por atendimento. Por isso, já contratou ginecologista, pediatra e ortopedista para atender na Clínica da Mulher em Francisco Alves. Antes, os pacientes precisavam ficar na fila de espera e isso só arruinava os problemas. Agora, o atendimento é rápido e na cidade mesmo, sem forçar ninguém a viajar com dores até Umuarama ou outras cidades.

Todas as ruas com asfalto

Outro projeto do prefeito Cabelo do Povão é pavimentar 100% das vias urbanas de Francisco Alves. Nestes primeiros seis meses de governo ele já conseguiu levar o benefício a várias vias. São mais de 5.000 metros quadrados de asfalto com recursos próprios, principalmente no parque industrial e proximidades da rodovia BR-272, onde também está sendo retirado o matagal para dar lugar a uma via marginal urbanizada.

PROJETOS

A criação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, nesta gestão, mostra a preocupação com a geração de empregos e com as empresas da cidade. Está nos planos a criação do Programa do Jovem Aprendiz (Primeiro Emprego) a fim de oferecer qualificação e atividades para os jovens do município. A Prefeitura também incentiva os empreendimentos já existentes para que ampliem suas estruturas e busca parcerias para atrair novos investidores.

Casa do idoso

Em breve a cidade também vai ganhar uma Casa do Idoso. Vai funcionar em uma das creches que será desativada após a conclusão da supercreche. Ao lado, será implantada uma cozinha comunitária. Tudo isso, para garantir melhor atendimento aos moradores que destes espaços precisarem.

Outras conquistas

Demonstrando a sua capacidade administrativa, o prefeito Cabelo do Povão também destaca o investimento que está sendo feito no meio rural com a conservação das estradas, além do cascalhamento e aplicação do estabilizante. Tudo isso para melhorar as condições de tráfego, já que o agronegócio está cada vez mais forte no município com a diversificação de atividades. O prefeito também está mantendo contatos com deputados estaduais e federais em busca de mais recursos para investimentos.

DISTRITOS

Bairro Catarinense

O asfalto também já foi levado ao distrito de Bairro Catarinense na rua Alexandre Colombi e o projeto será pavimentar a via que dá acesso à C. Vale. O prefeito também pretende fazer a regularização fundiária dos imóveis do Catarinense.

Rio Bonito

Já o distrito de Rio Bonito também está ganhando melhorias. A avenida principal recebeu recape e a praça central está sendo recuperada. Com apoio do Instituto das Águas, a Prefeitura vai implantar as galerias pluviais, preparando as vias para o asfalto. E em breve está prevista a construção de uma quadra poliesportiva.