Umuarama
O Dia das Mães é conhecido como a segunda melhor data para o comércio varejista e para atender com mais comodidade os consumidores, as lojas de Umuarama vão abrir em horário estendido na próxima sexta-feira (12) e sábado (13). A expectativa de empresários e do Sindicato do Comércio Varejista de Umuarama (Sindilojistas) é para aumento nas vendas em relação ao volume do ano passado, quando os umuaramenses estavam saindo da pandemia do Coronavírus.
Conforme o presidente do Sindilojistas, José Roberto Marques, os empresários de Umuarama acreditam em crescimento nas vendas visando o Dia das Mães. “A mãe é a figura central de toda família e esse é o dia dela. Esse sentimento transforma a data na segunda melhor para o comércio. Por isso, as lojas estão mais atrativas, com várias formas de pagamentos e preços que cabem no bolso dos consumidores”, ressaltou.
Ainda segundo o presidente, na sexta-feira (12) as lojas vão atender os clientes até as 22h e no sábado o atendimento se prolonga às 17 horas. “Por Umuarama ser um polo, a região acaba vindo para cidade ver as novidades, que os lojistas oferecem para os consumidores. Os sindicatos, tanto o patronal como dos funcionários, estão fazendo boas parcerias para que Umuarama se solidifique cada vez mais como um município polo”, informou Roberto.
A fala do presidente do Sindilojista é validada pelo resultado da sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a qual revela que a semana que antecede o Dia das Mães deve ser a mais movimentada no comércio, já que 65,5% dos entrevistados afirmam que preferem comprar o presente com uma semana de antecedência, seguidos de 17% que comprarão no mesmo dia. A maior parte das compras deve ser realizadas em shoppings (24,7%). As lojas de bairro receberão 17% das compras, enquanto 16,6% serão feitas pela internet.
As empresárias do ramo de vestuário em Umuarama, Edna Marques Cruz e Amanda Marques Cruz (mãe e filha), contaram à reportagem do jornal Umuarama Ilustrado que acreditam em um crescimento de 20% nas vendas em relação ao ano de 2022, pois as pessoas já estão procurando presentes para as mães desde o início da semana. “Depois do susto da pandemia os clientes estão voltando para as lojas. Já estamos em um ritmo maior que o ano passado”, noticiou Edna.
Amanda Cruz ressalta que para garantir bons resultados na loja as empresárias realizam um planejamento para as datas comemorativas, tanto para loja física como para internet. “Alinhamos o planejamento para o cliente que vem até nós e os que vamos até eles. Para isso pensamos em coleção nova, produto de qualidade e atendimento”, disse.
Neste ano a pesquisa da Fecomércio apontou que 30,5% dos consumidores apostarão em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Os perfumes e cosméticos serão a opção para 19,7% dos entrevistados. Os mais práticos ou que preferem não arriscar, somam 15,2% e presentearão sua mãe em dinheiro para que ela mesma compre o que quiser. “No nosso seguimento a procura maior é a parte de cima do vestuário, mas os clientes acabam saindo com algo a mais, pois mãe é especial e merece sempre o melhor”, finalizou a empresária Edna.
Neste ano o tíquete médio será de R$143,23, aumento de 6,7% em relação a 2022, quando o valor médio do presente era de R$134,25. Para a maioria dos consumidores, 27,1%, a qualidade do produto é o que mais influência na compra. No mesmo patamar de relevância, o bom atendimento do vendedor aparece na sequência, com 24,9%. Outros 14,5% consideram preço baixo como fator decisivo na hora de presentear.