Umuarama

Social

Com nova sede, a Casa da Paz precisa de apoio para continuar com o projeto

12/07/2021 09H53

casa-da-paz

A Casa da Paz nasceu há 20 anos com a intenção de levar alimento para a comunidade em vulnerabilidade social do Jardim Panorama, mas hoje a entidade trabalha com o desenvolvimento de crianças, jovens e até adultos. Em meio a pandemia do coronavírus, o projeto continua atendendo o público de forma remota e na última semana começou a mudar para sua sede própria.

Com um prédio ainda em construção, a diretoria da Casa da Paz decidiu iniciar a mudança devido as condições precárias de onde estava instalada. A parte interna da nova sede está com 90% concluída e a presidente Sílvia Ribeiro Martins ressaltou que a brinquedoteca já está pronta, como também, outros cômodos da casa estão sendo organizados para dar continuidade no trabalho.

Com a pandemia do coronavírus, hoje 84 crianças e adolescentes estão matriculados no projeto e esses alunos são assistidos via internet principalmente no reforça escolar. Auxílio esse, que segundo a presente, reduziu a evasão escolar e o índice de repetência. “São crianças em vulnerabilidade social de 18 bairros de Umuarama. Eles também estão recebendo aulas de artes marciais e natação em um projeto da Unipar”, frisou Sílvia.

casa-da-paz-umuarama-2

A nova sede da Casa Da Paz agora conta com espaço aberto para aulas de pinturas e artesanato, brinquedoteca, banheiros apropriados para os alunos, sala para atividades esportivas, yoga e aulas de música, biblioteca, refeitório informática, bazar entre outros espaços, como a cozinha que está sendo equipada para também ser uma fonte de renda para o projeto. “Estamos como uma estrutura grande e agora vem outra situação a aquisição de recurso humano para levar atividades de qualidade para os alunos”, ressaltou a presidente.

DESAFIOS

Com a parte interna quase concluída os novos desafios começa pela estruturação da parte externa, com a construção de uma miniquadra esportiva, grade frontal e lateral, muro de arrimo, pátio e a rampa de acesso ao prédio. “A construção do pátio e da quadra precisa de pessoas especializadas para fazer, como também a rampa de acesso devido a altura. Estamos em busca de parceiros para isso”, falou Sílvia.

Além dos recursos físicos, a questão de profissionais para atuarem no novo espaço também preocupa a direção da casa. “Hoje os editais não contemplam a contratação de pessoas. Conseguimos equipamentos com esses editais, mas para contratar profissionais teremos que seguir por outra via”, ressaltou a entrevistada.

casa-da-paz-2

FEIJOADA

Para custear as despesas da casa, a equipe continua realizado promoções e também conta com as doações da comunidade. Neste sentido, a Casa da Paz está realizando a campanha da Feijoada Drive-Thru. A feijoada serve duas pessoas, está sendo vendida ao valor de R$ 35,00 e acompanha arros, farofa e couve. A entrega será no dia 21 de agosto com retirada na rua Mimosa 3172, local onde é a nova sede do projeto.

Como ajudar?

Para ajudar a Casa da Paz com doações em dinheiro, objetos, alimentos ou material de construção a pessoa pode ligar no telefone (44)99976-0543 ou (44) 99802-7102. As doações em dinheiro podem ser realizadas pelo Pix CNPJ 05.509.404.0001-29 ou C/C. 4586-1 Agência 4379 SICOOB 756.