Umuarama

CORONAVÍRUS

Com morte por Covid-19, prefeito pede reforço nos cuidados contra o coronavírus

30/04/2020 08H42

primeira-morte-coronavirus-umuarama
A mulher de 61 anos que não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e faleceu foi enterrada quarta-feira pela manhã

A confirmação da primeira morte em decorrência da Covid-19 em Umuarama chega num momento em que a cidade registra 290 notificações, com seis casos confirmados e 78 pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus. Destas, 76 estão em isolamento domiciliar e dois pacientes internados em enfermaria.

Já entre os casos positivos, três pessoas estão recuperadas, uma segue em isolamento e um paciente está internado também em enfermaria – além da mulher de 61 anos que não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e faleceu. O hospital de referência Uopeccan, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde não repassaram mais informações sobre o quadro da mulher que faleceu por Covid-19.

Prefeito

O prefeito Celso Pozzobom lamentou a morte, manifestou condolências aos familiares e disse que a população precisa refletir se as medidas de prevenção estão sendo observadas.

O momento é de muita tristeza, segundo ele, mas também de alerta. “Embora a senhora tenha possivelmente contraído a doença fora da cidade, nós temos circulação do vírus em Umuarama. Já tivemos outros casos e pacientes que testaram positivo para o coronavírus certamente tiveram contato com outras pessoas, familiares e amigos, antes de descobrir a doença”, alertou. “Por isso, não podemos relaxar de forma alguma nos cuidados”, recomendou Pozzobom.

ISOLAMENTO SOCIAL

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com orientações do Centro de Operações de Enfrentamento (COE), o prefeito reforça a importância de manter o isolamento social – em especial, idosos e pessoas com outros fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e histórico de problemas respiratórios – e das medidas de proteção, como uso de máscara, distanciamento em filas, convívio com outras pessoas e a higienização constante das mãos e superfícies de maior contato.

A orientação maior é evitar ao máximo sair de casa, não participar de aglomerações e fazer tudo que for possível de forma online. “Quando precisar fazer compras, prefira opções de delivery (entrega domiciliar) e drive thru (retirada no local), inclusive se for consumir comidas prontas, como lanches, pizzas e porções. Quanto menor for a exposição a ambientes coletivos, mais protegidos estaremos”, explica a secretária de Saúde e presidente do COE, Cecília Cividini.

GOVERNO DO PARANÁ

O próprio governador do Paraná, Ratinho Junior, reafirmou esta semana, durante visita a Maringá, que o isolamento social é a medida mais efetiva na prevenção contra a propagação do coronavírus. “Não podemos abrir mão disso. É uma orientação do governo do Estado, mas também da consciência das pessoas. Não estamos vivendo um momento normal. É uma mudança de hábito, evitar sair de casa para o que não é necessário”, afirmou.

AÇÕES MUNICIPAIS

“Aqui em Umuarama estamos fazendo o possível para reduzir a curva de contágio, mas é preciso a colaboração de todos, principalmente porque as medidas individuais, o comportamento, os cuidados em casa, na rua e no ambiente de trabalho, tudo isso é que fará a diferença na contenção do vírus”, completou o prefeito Celso Pozzobom.