EM UMUARAMA
A Guarda Municipal de Umuarama vai abrir concurso público após 17 anos. A autorização já foi dada pelo prefeito, Hermes Pimentel. A expectativa é que ao menos 20 vagas sejam oferecidas pela instituição que atualmente está com uma grande defasagem em seu efetivo.
A informação do processo seletivo foi confirmada na tarde desta terça-feira (18) pelo diretor da GM, Valdiney Roberto Rissato.
Conforme Rissato, o efetivo trabalha atualmente com 25 agentes, ou seja, a metade do efetivo de quando foi criada, que era de 50 agentes. Somente neste ano o efetivo teve três baixas e a previsão é de que até o final do ano tenha mais uma.
“Esta clara a necessidade de contratação de novos guardas. O prefeito Hermes Pimentel já autorizou, inclusive, o início do processo para a contratação”, explicou o diretor, que nesta semana esteve reunido com o prefeito Hermes Pimentel e o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva, para tratarem sobre o assunto.
Ainda segundo Rissato, o processo agora irá tramitar junto a demais departamentos da administração pública para complementação da comissão, processo licitatório e legal, onde a previsão e objetivo é que o concurso seja realizado em um curto espaço de tempo.
GUARDA MUNICIPAL DE UMUARAMA
Além de garantir a segurança patrimonial do município, ela auxilia no patrulhamento da cidade, no combate à criminalidade e também em apoio a atendimentos sociais.
A primeira turma, com 50 agentes, iniciou os trabalhos no dia 3 de fevereiro de 1992, sob o governo de Alexandre Ceranto (1934/2008), que vislumbrou criar uma corporação focada em garantir a segurança da população de uma forma mais próxima e dedicada. Em 31 anos de atuação, há muito o que comemorar: são mais de 5 mil atendimentos por ano.
A corporação conta hoje com 25 agentes – cinco mulheres e 20 homens.
Oito anos depois de criada a GMU, em março de 2000 chegou a segunda turma, com mais 10 agentes, em concurso realizado pelo prefeito Fernando Scanavaca. A terceira (e última) turma, com 24 agentes, foi efetivada em 12 de setembro de 2006, pelo prefeito Luiz Renato de Azevedo Ribeiro.
“Outros gestores até anunciaram concursos para a contratação de mais agentes para a GMU, mas até agora, 17 anos depois, nada foi concretizado, porém já temos o compromisso do prefeito Pimentel em tomar as providências para a abertura de mais 20 vagas”, comenta o diretor Rissato.
Além de atuarem na segurança das famílias umuaramenses, os agentes também são responsáveis pela defesa do patrimônio público municipal, realizando policiamento ostensivo de prevenção a infrações penais, atendimentos ao trânsito e defesa civil, sendo parceiros ativos das forças policiais que atuam no município, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Militar.
TRÂNSITO INTEGRADO
Atuando em parceria com a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), a GMU é uma das 21 unidades que integram a rede de compartilhamento de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que atende mais de 3,7 milhões de paranaenses.