Umuarama

UMUARAMA

Com consultoria de empresa especializada, Umuarama busca novo sistema de estacionamento rotativo

30/01/2024 16H50

Jornal Ilustrado - Com consultoria de empresa especializada, Umuarama busca novo sistema de estacionamento rotativo

Prefeitura quer modelo de gestão própria e modernização da forma de gestão das vagas existentes

O sistema de estacionamento rotativo pago foi interrompido em Umuarama em 2019 e, de lá para cá, alguns modelos de gestão foram apresentados à administração municipal, porém nenhum deles resultou em uma alternativa que fosse interessante para os motoristas, empresários e Prefeitura. O prefeito Celso Pozzobom recebeu representantes da empresa gaúcha KMZero Projetos de Trânsito, que iniciou nesta terça-feira (30) a elaboração de estudo e projeto de viabilidade técnica e econômica para a implantação de um novo sistema. O resultado final do trabalho deve ser apresentado dentro de aproximadamente 90 dias.

Especialista no setor de estacionamento rotativo, estudos de engenharia de tráfego e viabilidade econômica, a KMZero atende a municípios em mais de 10 estados brasileiros. “Mesmo cientes de todo o know how que a consultora tem, nós solicitamos um projeto exclusivo para Umuarama, já que não temos a intenção de entregar a gestão do sistema de estacionamento rotativo pago para uma terceirizada. Estamos, como sempre, determinados a garantir à administração municipal, por meio da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), o controle administrativo total do sistema”, garantiu Pozzobom.

Ele relata que a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de consultoria, treinamento e projetos e estudos técnicos de engenharia de tráfego e transportes chega para tentar resolver esse entrave que já dura quase cinco anos. “Fazemos questão de implantar um sistema justo: não queremos visar lucro com esta ação. Nosso interesse é poder garantir que os motoristas, sejam moradores daqui ou os que chegam para visitar a cidade, a oportunidade de encontrar uma vaga para estacionar seus veículos, pagando um preço justo e não sendo punidos indiscriminadamente”, pontuou o prefeito.

O engenheiro Rafael Viana, da KMZero Projetos de Trânsito, está com uma equipe fazendo um levantamento minucioso de número de vagas, tipos especiais (para idosos, pessoas com deficiência, para carga e descarga etc.), necessidades de ampliações e criação de novas áreas – avaliadas por cálculo de taxas de ocupações e rotatividade. “Vamos preparar uma modelagem operacional exclusiva para Umuarama, após a confecção de estudos que visam organizar e melhorar o estacionamento público”, relatou.

O projeto indicará que o sistema de gestão será totalmente tecnológico, ou seja, digital. “Tudo será feito por meio de aplicativos (APP) nos smartphones e sensores de vaga, entre outros. A fiscalização é feita via leitor ótico, com carros dotados de câmeras. O motorista coloca crédito de 5 horas, por exemplo, e se ficar estacionado apenas meia-hora em uma vaga, só será descontado esse tempo do crédito. E quem não lida com tecnologia não precisa se preocupar, pois haverá pontos de vendas e terminais de autoatendimento”, antecipa.

O secretário municipal da Sestram (Secretaria de Segurança, Trânsito de Mobilidade Urbana), Valdecir Capelli, explica que a administração municipal tem a determinação de implantar um sistema justo, em que os usuários paguem o mínimo possível e que encontre vagas nas vias para poder efetuar suas compras, promovendo a rotatividade esperada para o comércio fluir melhor.

Porém, segundo Capelli, todo esse trabalho exige tempo e cumprimento de trâmites legais, o que pode impedir que o sistema de estacionamento rotativo pago seja iniciado dentro de poucos meses. “Por questões legais e estruturais o projeto pode demorar um pouco para que entre em atividade. Mas garantimos que vamos entregar pronto para a próxima gestão”, afirmou.