Variedades

Coluna Variedades

05/06/2020 07H10

Favor publicar o e-mail da coluna junto ao nome

Canal da Fama – 05/06/2020

Por Artur Bentlin / GB Edições

canaldafama2@agenciagb.com.br

Foto: Cena do “Globo Repórter” / Ananda Porto

Amor à natureza

Na edição do “Globo Repórter” de hoje, o repórter Ciro Porto, da EPTV, afiliada da Globo em Campinas, interior de São Paulo, em parceria com sua filha, Ananda Porto, produziu no quintal de sua casa uma reportagem de tirar o fôlego e cai muito bem neste período de isolamento social. A dupla demorou dois anos para terminar o documentário. “Eu e minha filha já registrávamos esses flagrantes antes e, na quarentena, tivemos mais tempo para formatar o material. No programa, também vamos mostrar registros de pessoas que, mesmo morando em apartamentos, convivem com esses animais em suas varandas. Mesmo soltos na natureza, eles estão sempre por perto”, conta o repórter.

Como tudo começou

Há mais de um ano, Ciro Porto descobriu um ninho com filhotes de corujinhas-do-mato em sua casa. Elas sumiram, mas depois voltaram e fizeram outro ninho no mesmo lugar. Durante dois meses, ele acompanhou e registrou o processo de reprodução da espécie. No mesmo terreno, observou que a fêmea de um bando de macacos da espécie sagui-de-tufo-preto ou mico-estrela teve filhotes gêmeos. No início, a mãe carregava sozinha os dois filhotes nas costas, mas com o passar do tempo, outros integrantes do bando passam a dividir a tarefa com ela. “São exemplos muito legais de ajuda ao próximo, especialmente nessa época de quarentena”, conta Ciro Porto. Do quintal da família, foi possível ver que a revoada de aleluias não passa despercebida pelo joão-de-barro. E como é difícil para as pombas proteger seus ninhos dos tucanuçus ou tucanos-toco. Com um cérebro maior que a média, as gralhas são capazes de escutar e imitar o que está no entorno, como o relinchar de cavalo, e até entrar em uma cozinha e abrir uma panela para comer arroz. Uma das menores espécies de beija-flor do mundo, conhecida como estrelinha-ametista, também foi flagrada. O animal é tão pequeno que pesa menos do que uma moeda de um centavo. Vale a pena conferir. É logo depois da novela “Fina Estampa”.

Foto: Betty Faria / GB Imagem

No Canal Viva

Na próxima segunda-feira, o Canal Viva começa a reapresentação da novela “Tieta”, um dos melhores trabalhos da atriz Betty Faria. Para relembrar a personagem da foto, Tieta é uma mulher forte e decidida que, aos 18 anos, é expulsa de sua terra natal, Santana do Agreste, cidade fictícia no Nordeste brasileiro, pelo próprio pai por seu comportamento livre e sem amarras. Depois de mais de vinte anos, ela retorna rica e exuberante surpreendendo a todos e movimentando  o até então pacato lugarejo.  Betty Faria comemora a entrada da novela no catálogo. “Fiquei surpresa e feliz. Neste momento tão difícil que estamos vivendo, a notícia da volta de ‘Tieta’ é uma alegria, um alento. Creio que o público vai certamente sentir isso. A personagem chega para fazer o bem e rompe com tudo quanto é tipo de preconceito”, celebra a atriz. O enredo é baseado no romance “Tieta do Agreste” escrito por Jorge Amado e lançado em 1977.

Mudança provisória

Rodrigo Phavanello e a modelo Sabrina Paiva se mudaram provisoriamente para Campinas, no interior de São Paulo. O casal estava morando no Rio de Janeiro e só voltam à capital carioca daqui há alguns meses, quando for possível reabrir o restaurante que administram.

No Dia Mundial do Meio Ambiente

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, e em tempos de novo coronavírus, a Globo lança uma série de ações para incentivar a mudança de comportamento e uma melhor relação com o meio ambiente. O problema da geração de resíduos é complexo e envolve responsabilidades de diferentes agentes, mas a campanha convida cada um a fazer uma revisão do seu comportamento e ser um agente de mudança.  Os atores Mateus Solano, Vladimir Brichta, Camila Pitanga, Thainá Duarte, Klebber Toledo e Taís Araújo gravaram, em suas casas, “pílulas” com dicas para fazer o descarte correto de resíduos. Os vídeos, que serão publicados nos perfis da Globo nas mídias sociais são sobre separação de resíduos, coleta seletiva, limpeza de resíduos sólidos, cuidados com descarte de medicamentos, cuidados com o descarte de materiais cortantes, luvas e máscaras (por conta da pandemia) e como montar uma composteira caseira.

Por decisão da rainha

A Rainha Elizabeth II deu ordens para realocaram alguns funcionários que trabalhavam para o Príncipe Harry e Meghan Markle. A monarca impediu que eles fossem despedidos, já que o casal abdicou de seus deveres e de alguns de seus direitos reais e agora estão morando nos Estados Unidos.

Valorizando as coisas

Quem convive com Viviane Araújo conta que ela tem hábito simples. No entanto, ela não resiste às joias, principalmente aos anéis. Ela mesma escolhe e compra as peças que mais lhe chamam a atenção.

Bonita trajetória

Tarcísio Meira e Glória Menezes são as estrelas do programa “Casais Que Amamos – Tarcísio Meira e Glória Menezes” que o Canal Viva mostrará amanhã. São quase 60 anos de parceria durantes os quais eles dividiram a vida pessoal e a carreira. “Eles simbolizam a história da teledramaturgia brasileira. Desde a primeira novela (“2-5499 Ocupado”), eles já criaram uma empatia com o público de uma forma impressionante”, afirma Hermes Frederico, idealizador e roteirista da atração.

Desmentido

Suzanna Freitas, filha de Kelly Key, desmentiu os boatos de que estaria grávida do namorado, Gabriel Simões. Tudo começou porque ela se sentiu mal, com náuseas e vômito. Ela garante que motivo foi um determinado alimento que não caiu bem. Que assim seja.

Cuidados em casa

Maisa Silva mostrou aos seus seguidores que ela mesma está cuidando dos cabelos em casa. A apresentadora contou que hidratou os fios, cuidou da pele e fez depilação na perna. É, em tempos de isolamento social, o jeito é se virar em casa. Bom exemplo dado pela artista.

De olho em César Tralli

Fofoqueiros de plantão contam que a CNN Brasil estaria de olho em César Tralli para ser o seu novo âncora. Será mesmo verdade?

Situação difícil para todos

Consta que Rafael Cardoso e Mariana Bridi fecharam o restaurante “Puro”, por conta da crise gerada pelo novo coronavírus. Situação difícil.

Teste da TV – 05/06/2020

Foto: Marcos Palmeira e Adriana Esteves / João Miguel Jr-RG

1) Em qual dessas produções a dupla Marcos Palmeira e Adriana Esteves interpretaram os personagens Aderbal e Inês?

a) “Avenida Brasil”

b) “Babilônia”

c) “Cama de Gato”

d)” Toma Lá Dá Cá”

2) O “Zorra Total” tinha uma personagem chamada Bel, que contracenava sempre com Heloisa Périssé. Quem interpretava essa personagem?

a) Daniele Valente

b) Luiza Perissé

c) Cláudia Rodrigues

d) Nair Bello

3) A novela é “Belíssima”. Qual dessas atrizes foi a protagonista da trama?

a) Flávia Alessandra

b) Julia Lemmertz

c) Glória Pires

d) Christiane Torloni

4) Qual foi a personagem vivida por Patrícia Pillar no remake da novela “O Rebu”?

a) Maria Eduarda

b) Gilda

c) Ângela Mahler

d) Vic Garcez

5) A novela “O Bem Amado” ficou na história da televisão brasileira. Quais atores viveram Odorico Paraguaçu e Zeca Diabo, respectivamente?

a) Jardel Filho e Carlos Eduardo Dolabella

b) Milton Gonçalves e Carlos Vereza

c) Paulo Gracindo e Lima Duarte

d) Paulo Gracindo e Jardel Filho

(RESPOSTAS: 1-B / 2-A / 3-C / 4-C / 5-C)

Horóscopo – 05/06/2020

By Geremy Altins

Áries

É um momento bom para se comunicar melhor e realizar algum desejo que estava difícil de ser alcançado. Inicie aquele antigo plano, principalmente no amor. Terá muita sorte e sabedoria.

Touro

Difícil será ser prático e objetivo no momento. Sua sensibilidade alcançará níveis fantásticos. No amor, as ambições serão grandiosas. Tente dar mais do que espera receber.

Gêmeos

É mais um dia de sorte em quase tudo. No amor, você poderá iniciar um novo romance ou melhorar o atual. O trabalho poderá apresentar surpresas agradáveis.

Câncer

Tente manter o humor estável sem querer controlar a vida de todos ao redor. É um dia para amar e ser amado. Se está só pode conhecer alguém especial.

Leão

A sua sensibilidade estará voltada para as artes. Se o seu trabalho permite expressar isso, será excepcional. Caso contrário, procure uma forma de satisfazer essa necessidade.

Virgem

Você estará com energia extra para mudar a maneira de se relacionar. Seja mais paciente, assim tudo ficará bem. Compartilhe suas ideias, sozinho será difícil realizar seus sonhos.

Libra

Se você não direcionar suas ações, terá um dia movimentado, com poucos resultados. Falta uma energia objetiva. Cuidado para não passar o dia todo sonhando ou namorando.

Escorpião

O clima, em geral, é de pouca praticidade e de muita poesia, o que para o organizado nativo representa um desafio a ser vencido.

Sagitário

Se não se controlar, vai criar muita tensão ao redor. Tudo porque precisa resolver pendências ou deseja mudar certas situações, enquanto o clima está mais para fantasias.

Capricórnio

O dia é de alegria e realização, pois há ótimas chances de conseguir o que deseja. Para que tudo ocorra bem, conte aos outros o que pretende, eles estarão mais dispostos a ajudá-lo.

Aquário

Acredite em seu potencial para assumir a liderança e em seus instintos para definir as estratégias. Na parte da manhã concentre-se em suas energias e medite um pouco.

Peixes

A preguiça poderá segurá-lo na cama até mais tarde um pouco. Permita-se um ritmo mais lento e adie o que for possível. Hoje o seu interesse maior estará nos temas amorosos.

Novelas – 05/06/2020

(ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS)

MALHAÇÃO: VIVA A DIFERENÇA – 17h45, na Globo

Não há exibição.

NOVO MUNDO – 18h20, na Globo

Thomas atira contra Joaquim, e Anna pede ajuda a Elvira. Bonifácio se incomoda com a presença de Narcisa. Domitila encontra Thomas em seu quarto e tenta convencê-lo a desistir de Anna. Ferdinando se despede de todos na tribo e leva uma carta de Piatã para a irmã. Peter cuida de Joaquim. Licurgo e Germana se espantam com a felicidade de Hugo durante o trabalho. Piatã não aceita reatar com Jacira. Dom Pedro afirma a Bonifácio que Joaquim forjou a carta contra Domitila. Thomas tenta intimidar Anna.

TOTALMENTE DEMAIS – 19h30, na Globo

Lili se surpreende ao saber da vida dupla que a filha levava. Jonatas avisa a Fabinho que a polícia encontrou o cartão de visita de Lili no esconderijo de Jacaré. Jacaré rende Lili, e Rafael a resgata. Braço e Jacaré são presos. Germano faz as pazes com Lili, que pede ao marido que volte a presidir a Bastille. Jonatas confessa a Fabinho que não sabe se conseguirá perdoá-lo. Lili incentiva Fabinho a voltar ao trabalho. Eliza avisa a Jonatas que não quer mais vê-lo.

AS AVENTURAS DE POLIANA – 20h30, no SBT

Roger é acusado de desvio de dinheiro e é procurado pela polícia. Chega o dia das audições para o musical de fim de ano do colégio. Pendleton vai até a casa de Ruth, e entrega a última versão do projeto para ajudar Bento a voltar a andar. Com as novas pernas robóticas, Bento volta a andar. Pendleton retorna como CEO da O11O e recontrata Joana e Sérgio. Pendleton demite Nadine. As crianças do Clubinho convidam Ester para uma festa na piscina. Os moradores da comunidade se revoltam e exigem que o CLP volte a executar as atividades no bairro.

FINA ESTAMPA – 21h15, na Globo
Tereza Cristina confronta Renê. Renê afirma a Griselda que não entrará na justiça contra Tereza Cristina. Teodora se enfurece por não conseguir nenhuma pista sobre o tesouro. Alexandre pede Patrícia em namoro. Silveira oferece um emprego a Renê em troca de sua estadia no hotel. Teodora garante para Pereirinha e Enzo que não sabe nada sobre o tesouro. Rafael enfrenta problemas na prisão. Crô revela a Tereza Cristina que ela está sendo procurada pela polícia.
 

CÚMPLICES DE UM RESGATE – 21h30, no SBT

As duas encontram exames de DNA falsificados. Regina vê Isabela com o documento e se irrita. Isabela revela ser ela e não Manuela. Regina fica enfurecida e leva Isabela da mansão. Ofélio liga para Manuela para contar o ocorrido. Nico se exercita para a corrida como Jockey no cavalo Dourado. Manuela avisa Joaquim, Felipe e Julia sobre Isabela. Regina prende Isabela em uma cadeira de um galpão.

Filmes – 05/06/2020

(A PROGRAMAÇÃO DE FILMES ESTÁ SUJEITA A ALTERAÇÕES SEM O PRÉVIO AVISO)

Agente 86

(Get Smart) 14h55, na Globo, EUA, 2008. Direção Peter Segal. Com Alam Arkin, Steve Carell, Anne Hathaway, Dwayne Johnson. Um ataque à sede da Controle faz com que Maxwell vire o agente 86. Junto com a agente 99 ele precisa encontrar os vilões da Kaos e encerrar os seus planos.

Ninguém Segura Essa Garota

(Blonde Ambition) 23h15, no SBT, EUA, 2007. Direção de Scott Marshall. Com Jessica Simpson, Luke Wilson, Rachael Leigh Cook, Penelope Ann Miller. Katie decide ir até Nova York visitar o noivo de surpresa, mas ao chegar lá o flagra com outra mulher. A partir daí, sua vida dá uma guinada, ela recebe uma proposta de emprego e vira um joguete nas mãos de executivos vigaristas.

Em Busca da Justiça

(The Take) 02h45, na Globo, EUA, 2007. Direção de Brad Furman. Com Bobby Cannavale, Tyrese Gibson, Matthew Hatchette, John Leguizamo, Rosie Perez, Yul Vazquez. Em uma tentativa de assalto, Félix de La Pena é baleado. Agora, ele precisa encontrar os verdadeiros culpados, antes que vá parar na cadeia.

No Rastro da Bala

(By The Gun) 03h45, na Band, EUA, 2014. Direção de James Mottern. Com Com Ben Barnes, Leighton Meester. Nick é um integrante da máfia italiana em Boston. Ele se apaixona pela jovem Ali e decide abandonar o crime. Para conseguir deixar a gangue, ele vai ter que enfrentar tudo e todos.

Sorria, Você Está Sendo Filmado

(Sorria, Você Está Sendo Filmado) 04h15, na Globo, Brasil, 2014. Direção de Daniel Filho. Com Lázaro Ramos, Susana Vieira, Otávio Augusto, Lúcio Mauro Filho,Deborah Secco, Roberta Rodrigues, Marcos Caruso, Juliano Cazarré. Mathias é um roteirista de piadas que se mata com um tiro na cabeça em frente a uma webcam. Mas os vizinhos não sabem que a câmera continua ligada.