Colunistas

27/09/2019

Coluna Aragão

27/09/2019 07H01


Votos de Aplausos

O jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, diretor da rádio Ilustrada FM e do Umuarama Ilustrado, está sendo homenageado pela Câmara de Vereadores da cidade, pela conquista do título de Guardião da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Aerp). A proposição é do vereador Júnior Ceranto. Os guardiões formam um conselho consultivo da Aerp e foram empossados durante Congresso na semana passada em Curitiba. Na foto, Ilídio Coelho Sobrinho recebendo a placa entregue pelo presidente da Aerp, Alexandre Barros.

——

Nome sujo
De todos os clubes que disputam a Série A do Brasileirão, só Palmeiras, Goiás e Ceará não estão com o nome sujo na praça.
Nem o Clube Atlético Paranaense, tido como financeiramente bem ajustado, tem 4 títulos protestados no Serasa.
O levantamento foi feito pela Folha de S.Paulo.
Quem está mais pendurado no Serasa é o Internacional, com 161 títulos.
O Palmeiras não tem nenhum título no Serasa.
E nem Mundial…

Escrito apenas ontem…
Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato.
– Barão de Itararé.

Metafísico
Fala sério, as burradas do passado podem, por si só, justificar as burradas do presente?

Realidade
Vi em destaque nas manchetes os números das mortes no Paraná supostamente provocadas por policiais em confrontos, mas não encontrei o mesmo destaque para as mortes de policiais.
Pelas manchetes, o distraído público pode ser levado a concluir que o confronto ocorre entre policiais brancos, olhos azuis, bem remunerados e treinados para matar pobres e negros da periferia.
‘Esquecem’ que o policial é majoritariamente negro, pobre, mora na periferia e, muitas vezes, precisa esconder a farda pra entrar na comunidade onde vive.
Ah, no Paraná, suicídio causa mais mortes de policiais do que confrontos.
Também não vejo muito destaque para tão grave informação…

Geografia
Levantamento de agosto do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou que a Gasolina ficou 6% mais barata nos três estados do Sul.
Pelo levantamento, o Paraná tem os menores preços entre os três.
Foi aí que descobri que Umuarama não pertence à região Sul.

Ibope
Circulam nas redes sociais fotos do casal Beto e Fernanda Richa circulando como pessoas comuns e fazendo compras no supermercado Festval do shopping Barigui, em Curitiba.
Pelas fotos, o casal, principalmente dona Fernanda, ainda mantém forte prestígio.
Sua excelência, o eleitor, não tem muita moral pra reclamar da classe política, não, afinal, quem elege?

Ela disse:
“Se o Congresso Nacional, pelos representantes eleitos, teve por desejo impor essa lei aos brasileiros, o fez com o amparo democrático, cabendo ao juiz, a quem não compete ter desejos, limitar-se a aplicá-la e aguardar a definição de seus contornos pelos Tribunais Superiores”.
De Pollyanna Maria Barbosa Pirauá Cotrim, juíza da 1ª Vara Criminal de Garanhuns (PE), ao mandar soltar, baseada na lei de abuso de autoridade, 13 acusados de integrarem uma organização criminosa.

Atrás do passageiro
Em Curitiba, onde o transporte público sofre pesada perda de passageiros, a recém criada tarifa reduzida para horários de menor movimento será aplicada a partir de 16 de outubro, com preço de R$ 3,50.
A tarifa mais baixa valerá para os horários de 9h às 11h e das 14h às 16h.

Arrecadação
Em Curitiba, como em Maringá, se investe cada vez mais nas atrações de fim de ano em busca de turistas que tragam disposição e dinheiro pra gastar.
Feitas as contas do faturamento do trade turístico e da arrecadação em impostos, a prefeitura de Curitiba vai oferecer 100 atrações espalhadas pela cidade, entre as quais sua roda gigante toda iluminada e, a grande novidade para este ano: um enorme carrossel capaz de levar dezenas de crianças e adultos, a ser instalado no Passeio Público.
Maringá pretende trazer mais uma roda gigante, além daquela que no Natal passado atraiu milhares de pessoas de toda a região, inclusive de Umuarama.
Aliás, aqui, a administração municipal também cogita alugar uma roda gigante, de olho no retorno que a atração pode render para o comércio e em impostos.

ANIVERSÁRIO

Circulando parabéns especiais hoje para o empresário Qué Qué, da Auto Escola e Despachante Barbosa. Ele recebe o carinho especial da família, dos companheiros de trabalho e da grande legião de amigos, principalmente da área de esportes do Harmonia Clube de Campo, onde é atuante. Parabéns !

Apresentação do Arte Flamenca

O grupo Arte Flamenca fez apresentações culturais nos intervalos de oficinas, palestras e mini-cursos no VII SETEC, campus Umuarama.
No primeiro dia de evento, segunda-feira pela manhã, o grupo Arte Flamenca Sênior apresentou a coreografia “Smell Like Teen Spirit en Flamenco”, com versão de Pitingo do original do Nirvana. A dança mostrou movimentos flamencos com xale. Essa coreografia fez parte do espetáculo Misturança, de 2017.
No dia seguinte, terça-feira à noite, o grupo Arte Flamenca trouxe para o evento as coreografias “Sevillanas de Triana”, do espetáculo Em Passos & Versos, de 2018, e “Farruca”, do espetáculo A Vida é uma Dança, que será apresentado em novembro, no Centro Cultural Vera Schubert. Nesta mesma noite, as Deusas do Ventre apresentaram coreografia do espetáculo de 2018, Meleah Laf e Viagem de Sonhos.