Aragão Filho

Coluna Aragão

03/07/2020 08H47

Câmera de monitoramento em Cruzeiro do Oeste

A prefeita Helena Bertoco realizará a instalação de câmeras de monitoramento para aumentar a segurança pública em Cruzeiro do Oeste. O projeto foi desenvolvido pelo 7° BPM que deu total suporte para que fosse possível a compra e instalação das câmeras na cidade. Nesta semana, a prefeita se reuniu com o comando do 7º Batalhão da PM para discutir o assunto.

Pré-candidata

O PT – Partido dos Trabalhadores – terá chapa completa nas eleições umuaramenses, de vereador a prefeito, no caso prefeita.

A professora Beth, há 30 anos lecionando sociologia e atuando como despertadora de consciências para as questões sociais mais sensíveis é um nome respaldado pela folha de serviços prestados à educação, aos movimentos sociais, ao debate plural, ao esforço pela diminuição das diferenças.

O eleitor local é avesso aos partidos de esquerda, é verdade, mas há nomes que extrapolam o campo ideológico.

A professora Beth tem potencial para superar resistências…

Ela fará uma live neste domingo, as 16:00 horas, em seu perfil no facebook, Professora Beth.

Escrito apenas ontem…

Os lobos vestem-se de cordeiros e apertam a mão ao pastor, conversam com ele, sem que deixem de olhar furtivamente para a ovelha mal guardada.

– Machado de Assis.

Voltando

Três companhias aéreas, Gol, Latam e Azul, voltam a movimentar o Aeroporto Regional de Maringá com 12 voos semanais, desde quarta-feira, 1°.

A queda nas operações aéreas em todo o país foi de mais de 90%, afetando fortemente o setor.

A retomada dos voos em algumas cidades paranaenses reanima a expectativa de Umuarama de ter também a sua sonhada linha aérea operando.

Responsabilidade

O governador Ratinho Junior alerta que os municípios que aplicarem medidas diferentes daquelas descritas no decreto estadual devem assumir as suas respectivas responsabilidades por um eventual colapso no sistema de Saúde.

Justo, muito justo, quer fazer diferente? Pague o preço,

A mesma regra deveria valer para os governadores que não aceitaram as regras do governo federal e hoje estão com a situação fora de controle e pressionando o governo federal por mais verbas.

Né seo João Dória, né seo Witzel?

Fôlego

O adiamento das eleições municipais para 15 de novembro, mudando outros prazos, deu um pouco de fôlego aos candidatos.

A começar pelas convenções, por exemplo, que foram remarcadas para o período de 31 de agosto a 16 de setembro.

Com isso, o registro de candidaturas passa para 26 de setembro.

Ficou melhor assim, dizem os pré-candidatos…

Ação solidária

A empresa Nutriphós doou mil e quinhentos quilos de alimentos à Associação Vida e Solidariedade, o projeto que é a vida da dona Maria da Sopa, um anjo na vida de quem não tem muitas chances na vida.

Palmas para a empresa.

Umuarama tem uma turma de empresários que vale a pena destacar.

É gente que ajuda a tornar nossa cidade um lugar muito bom para viver.

Cidade do crime

Quem não conhece e faz uma busca sobre a cidade de Alto Paraíso pode levar um susto com o tanto de notícias de prisão de traficante com toneladas de drogas, apreensão de contrabandos milionários, perseguições nas estradas, parece um faroeste, e é.

Só que o barulho todo acontece na área do posto operacional da Polícia Rodoviária Federal na cabeceira da Ponte do Camargo, mas quem leva a fama nas manchetes é Alto Paraíso.

Fama injusta.

Já a turma operacional da PRF daquela base merece a justa fama de linha dura no combate ao ilícito.

Metafísico

Quer dizer então que não se faz Copa nem Olimpíadas em hospitais, é isso?

Papo rápido

– Que triste uma família não poder velar direito seus mortos por causa da pandemia…

– Pelo menos se livram do enxame de candidatos que costuma aparecer nos velórios em ano eleitoral…

Das redes

Nas redes sociais, a turma dos memes que não perdoa nem que doa manda mais uma:

– Chegamos à metade de 2020! A última vez que vi um primeiro tempo tão ruim assim, tava 5 a 0 para a Alemanha!

Ô raça!

Trilha sonora

A coluna foi escrita ao som de Herb Alpert’s & Tijuana Brass.

El Presidente traz boas recordações do Cine Guarani e seus inesquecíveis prefixos de aviso que o filme estava para começar a ser exibido.

Route 101 é um clássico do virtuosismo de Herb & galera…

E já que perguntar não ofende…

No horário eleitoral o candidato terá de usar máscara?

Fiat tem primeira mulher no

comando de uma fábrica no Brasil

Aos 31 anos, a engenheira pernambucana Juliana Coelho vai assumir o comando da fábrica da FCA Fiat Chrysler, em Goiana (PE), chamada de Polo Automotivo Jeep. É a primeira mulher a ocupar esse cargo no grupo na América Latina.

A fábrica, inaugurada em 2015, é considerada uma das mais modernas da FCA no mundo. Produz atualmente os utilitários-esportivos Renegade e Compass, da Jeep, e picape Fiat Toro.

Juliana substituirá o também engenheiro italiano Pierluigi Astorino, de 38 anos, que vai assumir o cargo de diretor de manufatura do grupo América Latina.

Ela fez parte do primeiro time de funcionários da Jeep e, desde então, vem construindo carreira ascendente na empresa. Já exerceu os cargos de supervisora e gerente da área de pintura e gerente do setor de montagem de veículos. Mais recentemente chefiou a área de VLM, responsável por novos desenvolvimentos na manufatura para a América Latina na fábrica de Betim (MG).

Segundo a FCA, Juliana se destacou pelo conhecimento técnico e pela habilidade de liderar equipes. Agora, ela terá como missão dar continuidade ao trabalho de aperfeiçoar a produção da Jeep, que em 2019 conquistou a certificação Prata do World Class Manufacturing, se tornando a planta que alcançou esse nível em menor tempo de operação na América Latina.