Aragão Filho

Coluna Aragão

09/06/2020 07H34

Os empresários Heitor e Fabiano com o diretor do hospital, Wanderley Rosa, a gerente assistencial Débora Caus e a responsável pela captação de recursos do hospital, Neusa Barbado Farias

Uopeccan de Umuarama recebe doação de 120 testes rápidos para a Covid-19

O Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama recebeu nesta semana a doação de 120 testes rápidos, totalizando R$ 15.600,00 em investimento, para auxiliar na triagem de pacientes com suspeita da covid-19. Os proprietários do posto de combustível Tupã de Umuarama, Heitor Guilherme Genowei Júnior e Fabiano Guilherme da Silva Genowei, estiveram na instituição e entregaram os materiais. Os dois irmãos participam há 4 anos de campanhas, consórcios, rifas e doam cestas básicas para instituição. “É muito importante a gente estar fazendo essa doação, principalmente para ajudar os médicos que estão na linha de frente, que precisam fazer esses exames que são muito importantes e assim, consigam continuar o tratamento caso algum paciente apresentar algum sintoma”, explica o Heitor Guilherme Genowei.

Segundo o diretor do Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama, Wanderley Rosa, o teste rápido tem um valor expressivo e a contribuição chegou em uma boa hora. “Além de oferecer um diagnóstico mais rápido para os pacientes suspeitos e confirmados do coronavírus. Através dos testes rápidos conseguimos acompanhar principalmente os profissionais de saúde que trabalham diretamente na ala da covid-19”. A Dra. Carla Andressa Dal Ponte, destaca a importância dos testes rápidos no ambiente hospitalar, “através desse teste é possível trazer segurança aos profissionais e também aos pacientes. A doação é de grande valia, agradecemos pela contribuição”.

Escrito apenas ontem…

Eu não estou doente, estou idoso. Com a idade todos os males do passado retornam tronchos de saudade, e costumam trazer amigos novos com eles.

– Nelson Padrella.

O boteco paga a conta

Cerca de 20 mil restaurantes devem encerrar as atividades no Paraná durante a pandemia.

18 mil dos cerca de 60 mil bares do Paraná devem fechar.

A informação se ampara em dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).

Segundo as associações, 35 mil funcionários de restaurantes do estado já foram demitidos desde o início da pandemia, em março.

Nos bares, 40 mil pessoas foram desligadas.

Politicamente correto

O politicamente correto colocou na alça de mira o bandeirante Raposo Tavares por ter, a sua época, matado e escravizado milhares de índios.

Peabiru, que carrega nome indígena, não quer mais conviver com a homenagem ao ‘genocida’ que batiza a principal avenida da cidade, Avenida Raposo Tavares.

Bom, Umuarama tem, entre outras, uma Rua ministro Oliveira Salazar.

Policromático

Não pegue o coronavirus e nem deixe o coronavirus te pegar…

TV demais adoece…

Desafio

Causa barulho o ato do presidente da Câmara Noel do Pão de exonerar a procuradora jurídica Rosane Meyer, que angariou respeito no desempenho da incumbência.

Noel chamou o ex-vereador Diemerson Castilho, também advogado, para a função.

E que função!

Noel está no olho do furacão das redes sociais por atitudes recentes e vai precisar de toda ajuda, sobretudo de quem tem traquejo político, para tentar reverter a situação.

Os Peres

O posto de saúde de Terra Boa deixa de se chamar ‘Dr. Valdomiro Peres’ e passa a se chamar ‘Dr. Miguel Peres’.

Dr. Valdomiro Peres será o nome do Hospital Municipal que está em construção.

A lei que muda o batismo dos locais públicos foi sancionada pelo prefeito…Valter Peres, que vem a ser filho de Valdomiro.

A mãe, dona Jacira Peres, já dá nome a um conjunto habitacional.

Tudo dentro da lei, off course!

Papo rápido

– O empresário Carlos Wizard anunciou que está deixando a função de Conselheiro do Ministério da Saúde…

– Mas como, se ele ainda não havia sequer entrado…

Blogueiro

Tony Garcia, aquele, anuncia que vai botar um blog no ar.

Beto Richa avisa que não vai ler este blog nem que a vaca tussa…

Fake

A CPI das fake news tirou o jornal Gazeta do Povo da lista de produtores de fake News.

Logo, era fake News…

Das redes

Da turma que não perdoa nem que doa:

– A Organização Mundial da Saúde adverte que só voltarão à normalidade aqueles que eram normais antes.

Isto é uma pandemia não um milagre!

Pandemia

A mais perigosa pandemia vem aí e a gente nem se dá conta.

Só no partido dos Progressistas já há pelo menos 130 pré-candidatos para disputas as prefeituras paranaenses neste ano.

Um exército de abnegados dispostos a salvar o Paraná, o Brasil, o mundo…

Metafísico

No Dia Mundial do Meio Ambiente quem teve ambiente para dizer que o mundo vai bem?

Dobradinha

Na verdade, enquanto Lulista e Bolsonanrista se matam pelos seus ídolos, a banca internacional rapela o Brasil em cerca de meio trilhão de reais por ano só de juros.

Na real, o capital internacional precisa de Lula e precisa de Bolsonaro para continuar faturando os tubos.

E aqui na província, Lula precisa de Bolsonaro para sobreviver e vice-versa.

E segue o baile, pois os que mandam querem continuar a dança do lucro…

Pobre de ti Brasil, que sequer consegue despertar os brasileiros…

Sem documentação, Feira de Vestuário

é autuada por fiscais de Umuarama

Umuarama – Depois de receber denúncias de empresários e do Sindicato Patronal do Comércio de Umuarama, os fiscais do Código de Postura de Umuarama autuaram, na tarde de ontem, uma feira itinerante de vestuário, que estava vendendo próximo a praça Brasília.

Segundo a diretora de Arrecadação e Fiscalização da Prefeitura, Gislaine Alves Vieira, os fiscais de Umuarama foram até o local indicado e pediram a documentação aos organizadores da feira. Sem os documentos, os feirantes decidiram parar as vendas e deixar a cidade.

Conforme alguns empresários da cidade esse tipo de feira prejudica o comércio local, além de desrespeitar os artigos dos decretos de prevenção ao coronavírus.

VS Pesquisas entregará certificados sem festa

O empresário Valdemir Soares de Jesus Hipolito, diretor geral da VS Pesquisas, esteve ontem em visita ao diretor deste jornal, Ilidio Coelho Sobrinho. A empresa já realizou a sua pesquisa anual no comércio de Umuarama e a entrega dos certificados aos contemplados será feita pessoalmente este ano até o final de julho. Por causa da pandemia, este ano não haverá jantar festivo.