Aragão Filho

17/04/2020

Coluna Aragão

17/04/2020 07H59

Dinheiro na praça

Quando você compra uma filial de grandes redes comerciais, no fim do dia o gerente apanha o dinheiro arrecadado e deposita na conta da matriz.

Se a filial não estiver faturando o que foi estabelecido pela meta, a matriz manda fechar e demite todo mundo.

Quando você compra em um comércio local, o dinheiro circula mais de um mês em Umuarama, gerando um movimento extra que produz mais empregos e mais tributos.

Se o mercado está difícil, o empreendedor local insiste, pois é tudo o que ele tem.

Então, dê preferência ao comércio local.

Você estará ajudando a evitar falências e a preservar empregos.

Escrito apenas ontem…

Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria…

Depois, retoma as coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos…

Essa… a alegria que ele quer.

– João Guimarães Rosa.

Ele disse:

Inacreditável, surreal! Vereador em Maringá além de não ajudar, faz questão de atrapalhar. O vereador Jean Marques conseguiu na justiça uma liminar que acabou com o isolamento social em Maringá das 21hs às 5 hs. O mais incrível que a liminar veio por meio de uma Habeas Corpus com efeito estendido para todos , isso mesmo todos, eu, você, a cidade toda ,contra o prefeito. E quem disse que eu apoio essa medida? Olha eu já vi de tudo, mas essa é simplesmente inacreditável. Virou a farra do boi!”

De Humberto Boaventura, advogado, sobre isolamento em Maringá.

Isolamento

O que o brasileiro precisa de verdade neste momento é isolar o assunto Covid-19.

Este monocórdico tema faz mal a saúde mental.

Quem manda

Presidente do STF, Dias Toffoli, vetou bloqueios em aeroportos para medir temperatura.

Toffoli viu “risco inverso à saúde” em razão da formação de filas.

Ainda não é possível identificar quem está mandando de fato no ‘abacaxizão’.

Lá em casa

A cidade do Secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, Apucarana, onde ele foi prefeito, está com o comércio funcionando.

Trabalha em horário restrito, mas trabalha das 10 às 16 horas, de segunda a sexta, das 9 às 13 horas, aos sábados.

Quanto as indústrias não houve qualquer decisão sobre a suspensão de atividades.

Apucarana tem 8 casos de coronavirus confirmados e nenhuma morte.

Como se vê, a situação em Umuarama é muito melhor.

Argumento

São 4.300 cidades brasileiras a milhares de quilômetros distantes de um caso de coronavírus e em quarentena, isoladas, sem atividade econômica.

E nas cidades com alta incidência, o isolamento não passa de 50%.

Ou seja, não há isolamento…

Ou alguém acredita sinceramente que o isolamento está funcionando em Umuarama, por exemplo?

Trilha sonora

Esta coluna foi escrita ao som do Zimbo Trio, em reverência a memória do grande baterista Rubinho Barsotti, fundador do grupo que faleceu nesta quarta-feira, dia 15.

Rubinho tocou com estrelas como Elis Regina e Elizeth Cardoso, e sumidades do jazz, como Oscar Peterson e Stan Getz

Pernil

Élio Gaspari escreve que o Brasil parece ter virado um grande pernil e cada um vai lá para tirar sua fatia.

Ocorre que do pernil Brasil só resta osso…

E ainda querem tirar mais lascas…

Policromático

A pandemia de coronavirus fez a burrice sair do armário…

Não fui eu

O prefeito Rafael Greca anunciou que o comércio de Curitiba, excluindo os shoppings e outros estabelecimentos previstos em decreto estadual, está autorizado a reabrir as portas a partir de hoje, sexta-feira, 17.

Rafael Greca disse que nunca determinou o fechamento e que o fechamento decorreu do pânico que tomou conta de todos nos primeiros dias da pandemia de coronavírus.

É o famoso ‘não fui eu’.

Escritor Luis Sepúlveda morre de covid-19

Autor de Um Velho que Lia Romances de Amor (Ediouro), romance baseado em sua experiência na Amazônia e que conta a história de António Bolívar, homem que vai viver com a mulher na maior floresta tropical do mundo e aprende que a vida na selva não é para qualquer um, Luis Sepúlveda morreu na quinta, 16, aos 70 anos, em um hospital de Oviedo, em decorrência de complicações do coronavírus.

Escritor chileno que vivia na Espanha desde 1997, Sepúlveda estava internado desde 27 de fevereiro. Ele foi um dos convidados do Correntes D’Escrita, tradicional festival literário realizado em Póvoa do Varzim, em Portugal, e sentiu os primeiros sintomas do coronavírus dois dias depois de ter participado do evento.

Gusttavo Lima diz que evitará lives

para ‘não ser censurado’

São Paulo, 16 (AE) – O cantor Gusttavo Lima usou as redes sociais na noite desta quarta-feira, 15, para desabafar sobre críticas que recebeu por ter exposto bebida alcoólica durante lives que realizou na quarentena. “Acho que o grande segredo da live é tirar o lençol do fantasma. Acho que uma live engessada e politicamente correta não tem graça. O bom são as brincadeiras, a vontade de levar alegria, alto astral para as pessoas que estão agoniadas nesse momento. Não farei live para ser censurado”, avisou.

Gusttavo Lima também falou sobre o dinheiro arrecadado durante a transmissão para o combate ao novo coronavírus. “Juntos, ajudamos muitas pessoas. Foram toneladas de alimentos e arrecadações. Fizemos nosso papel. Deus abençoe a todos”, concluiu a publicação no Twitter.

No Instagram, o cantor também fez questão de apontar as ações e instituições que foram ajudadas com a renda revertida para a compra de cestas básicas, álcool em gel e outros.

Gusttavo Lima publicou uma relação dos locais contemplados e disse que ainda tem mais a ser doado. “O restante está no nosso galpão para ser entregue no decorrer dos próximos dias. Obrigado a todos que nos apoiaram e juntos estão somando nessa época tão difícil”, disse.