Aragão Filho

Coluna Aragão

02/04/2020 21H28

Nova viatura

Umuarama – A Polícia Ambiental de Umuarama recebeu uma nova viatura do Governo do Estado. A entrega ocorreu em Maringá, na tarde desta quinta-feira (2), na sede da 3ª Companhia da Polícia Ambiental Força Verde. O Chevrolet Cruze, zero quilômetro será usado em fiscalizações de Umuarama. Maringá também recebeu outro veículo.

Escrito apenas ontem…

São tempos nada engraçados e pouco poéticos. O que não significa que não tenha gente fazendo humor para esquecer a dor.

– Luis Fernando Veríssimo.

Das redes

O pessoal das redes não perdoa nem que doa:

– Hoje, no Jornal Nacional, Lula tentará ler a palavra hidroxicloroquina – e Dilma explicará seus efeitos.

Ô raça!

Prorrogação

A prefeita de Farol, Angela Kraus, havia anunciado que renunciaria ao mandato para poder disputar a eleição de vereadora em Campo Mourão.

Desistiu, não vai mais renunciar a prefeitura.

Ela disse que muita gente pediu para que ficasse.

Pode ser, mas há também no horizonte a possibilidade da prorrogação dos atuais mandatos.

Não é nada, não é nada, pode ser tudo…

Casa das máquinas

A banda Casa das Máquinas volta a ativa depois de 45 anos.

Gravou disco novo que já está disponível para audição nas plataformas.

Fez muito sucesso nos anos 70, ao lado de bandas como O Terço, Bixo da Seda, Vimana.

O principal hit foi ‘Vou morar no ar’.

Do Tusquinha

– O Brasil é um país sem memória!

Basta uma quarentena e ninguém mais se lembra de Neymar, Anitta, Scooby, Piovani…

E eu acrescentaria Ronaldinho Gaúcho, Marielle Franco, a herança do Gugu…

Vírus

O coronavirus aproximou o ex-presidente Lula e o governador João Doria.

Os dois esqueceram as diferenças e trocaram gentilezas nas redes sociais sobre a crise do coronavírus.

Para os dois, o vírus mais preocupante a ser abatido em 2022 atende pelo nome de Bolsonaro…

Escola em casa

O tema enfrenta oposição de muita gente, mas o homeschooling, a educação dos filhos pelos pais volta ao debate no Brasil.

O governo prepara o texto de Medida Provisória sobre a escola em casa.

Na prática, a educação doméstica ganhou força com a pandemia.

Escolas particulares mantêm seus alunos em atividades.

Na rede pública há poucas iniciativas, quase todas isoladas.

MP no rádio

A mais recente edição do programa MP no Rádio trata de saúde, mais especificamente do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A convidada é a pesquisadora e cientista política Telma Maria Gonçalves Menicucci, uma das maiores autoridades do país em gestão de saúde pública. Durante a conversa, ela explica como funciona o SUS, fala de como toda a população, na prática, é usuária do serviço (mesmo as pessoas que têm plano de saúde), aponta desafios para a melhoria do sistema e destaca a necessidade urgente de financiamento para a melhoria dos serviços de saúde que são ofertados à sociedade.

Vai atrasar

Reabertura do comércio deve ter base técnica, avisa o Ministério Público do Paraná, em decisão que pode atrasar reabertura em Umuarama.

A circular enviada aos promotores de Justiça cita que a decisão de reativar as atividades econômicas deve ser concretizada em documento formal, fundamentado pelos órgãos da Vigilância em Saúde municipais e/ou estadual, conforme o caso.

Ele disse:

Esses estudantes querem estar na linha de frente do combate à doença, mas precisam dessa garantia jurídica para obterem o pronto registro no Conselho Federal de Medicina”.

De Luiz Felipe França, advogado que representa os cerca de 200 estudantes de medicina do Paraná que querem antecipar formatura.

Sem eleições em 2020

O Senado aprovou o adiamento das eleições municipais, que estavam marcadas para novembro.

Prefeitos e vereadores ganharam mais um ano no mandato.

Calma, é no Paraguai.

Todos mandam

O presidente emite um decreto, os governadores desobedecem e fazem o contrário.

O governador manda abrir postos e restaurantes nas rodovias, e prefeitos impedem.

O prefeito decreta toque de recolher e o Judiciário manda suspender, como ocorreu em Araucária.

Agora eu entendo o que é pandemia…

Atuário

Hoje é Dia do Atuário, o profissional preparado para avaliar o tamanho de hipotéticos riscos e administrar estes riscos.

A profissão, segundo anuário, exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

Sei não, acho que faltam profissionais capazes na praça.

Prefeito reduz o próprio salário,

do vice e de cargos comissionados

O prefeito Cleber Fontana (PSDB), de Francisco Beltrão, decidiu pela redução do próprio salário, do vice-prefeito e dos cargos comissionados da Prefeitura. No caso do prefeito e vice, a redução é de 50%. “Além da economia para fazermos frente às dificuldades que virão, tomamos esta decisão como um ato de solidariedade a todos que estão com seus ganhos diminuídos, seja pela redução das vendas ou pelo desemprego”, comenta o prefeito. Os salários dos secretários e dos comissionados com símbolo 1C têm redução de 40%. Do símbolo 2C até 5C, corte de 30%. Para os que são do símbolo 6C até 8C a redução é de 15%. A princípio a medida será adotada por dois meses (abril e maio). Neste período a economia será de quase meio milhão.

Alerta ao Brasil

Um outdoor fixado na Itália trazia o depoimento de um jovem que dizia: “Quando vi meu pai sendo entubado, percebi que não deveria ter dado aquela voltinha”.” Retirado de artigo de Felipe Zmoginski em Gazeta do Povo

‘Passei dias terríveis’, diz Leandro

Lehart após ficar em UTI com covid-19

São Paulo, (AE) – Seis dias internado na Unidade de Terapia Intensiva. Esse foi o tempo que o sambista Leandro Lehart ficou no hospital por causa dos sintomas do novo coronavírus. O músico usou as redes sociais nesta quarta-feira, dia 1º, para dar explicações aos internautas sobre seu sumiço. “Meus fãs, grande razão da minha vida, quero confessar uma coisa para vocês. Hoje estou em casa, mas fiquei seis dias na UTI logo depois que organizei o ‘Samba Cura Live’. Passei muito mal, tive uma pneumonia por causa do covid-19, fiquei seis dias na UTI”, desabafou o cantor.

Entre os sintomas mais graves do novo coronavírus estão febre alta, tosse intensa, coriza e falta de ar. Leandro Lehart disse que preferiu ficar em silêncio e não divulgar seu diagnóstico na internet. “Tive que silenciar. Me silenciei por uma opção, achei que era mais importante ficar quieto”, afirmou.

Sobre os sintomas que teve, o músico confessou que foram graves: “passei seis dias terríveis, mas quero dizer que estou novo, muito bem graças à Deus. Mas hoje estou em alta, feliz, em casa e rezando pelos doentes do covid-19. Obrigada todo mundo que me ama, que está comigo, e vamos pra frente agora. Um beijo gente, amo vocês”, concluiu Lehart.

Clubes vazios, consequência do isolamento social

Com a proibição da aglomeração de pessoas, os clubes sociais também estão parados e sem previsão de retorno. Em Umuarama, o Harmonia Clube de Campo é um exemplo. Com dias quentes as piscinas e outras repartições do clube totalmente vazias conforme mostra a foto feita ontem.