Aragão Filho

Coluna Aragão

28/03/2020 18H27

Papa faz oração pelo fim da

pandemia de coronavírus,

em Praça São Pedro vazia

Vaticano – O papa Francisco realizou uma oração especial pelo fim da pandemia do novo coronavírus nesta sexta-feira, 27. A celebração ocorreu em uma Praça São Pedro isolada e bloqueada para fiéis. O papa rezou diante do “Crucifixo Milagroso”, que foi levado para a Praça São Pedro, no Vaticano, onde ficará exposto por tempo indeterminado.

A iniciativa havia sido anunciada pelo papa no domingo, dia 22, durante o Angelus, quando o sumo pontífice disse: “convido todos a participar espiritualmente através dos meios de comunicação”.

A cerimônia foi transmitida ao vivo para o mundo pela Vatican Media e pôde ser acompanhada em vários idiomas pelo site oficial, pelo Facebook Live e pelo YouTube.

O papa fez leituras das Escrituras, orações de súplica e adoração ao Santíssimo Sacramento, e concluiu dando a bênção “Urbi et orbi”.

No dia 15 de março, em meio a pandemia que assola o mundo, o sumo pontífice também esteve diante do “Crucifixo Milagroso” e também fez uma oração especial pelo fim dos casos da covid-19.

Das redes

A turma das redes não perdoa nem que doa:

– “Temos que ficar em quarentena, em casa, com calma. Há pessoas que estão ficando loucas por estarem trancadas. Eu estava conversando sobre isso com o micro-ondas e com a torradeira, agora, enquanto tomava meu café – e nós três concordamos. Não comento nada para a máquina de lavar porque ela enrola tudo; e muito menos com a geladeira, pois sinto ela muito distante e fria.”

E já que perguntar não ofende…

Que mal pergunte, mas estamos vivendo uma espécie de socialismo de direita, é?

Sem resposta

A pergunta que ninguém respondeu até agora:

– Quando é que a queda do preço da gasolina nas refinarias da Petrobras vai chegar aos postos de Umuarama?

Hein?

Alô, alguém aí?

Estudo social

Se o Facebook é um laboratório para estudo do comportamento humano, estou com medo de boa parte da espécie.

Parece que a ‘prisão domiciliar’ fez aumentar a agressividade das pessoas.

Até gente que parecia cordada anda soltando os bichos a qualquer contrariedade.

Calma, gente!

Escrito apenas ontem…

Os médicos mais notáveis são os que sabem incluir fé e esperança na receita de seus pacientes.

– O. S. Marden.

Não pega

Quando Bolsonaro diz que brasileiro não pega nada, brasileiro fica no esgoto e não acontece nada, ele pode estar se valendo de números.

O Brasil também tem o menor índice de infectados proporcionalmente à população dos 25 países: são 14 em cada milhão de habitantes.

Erramos

O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, reconheceu ontem, quinta-feira (26/3), que errou ao apoiar a campanha “Milão não para“, que, lançada há exatamente um mês, estimulou os moradores da cidade a continuar as atividades econômicas e sociais, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

No início da divulgação da hashtag na internet, em 26 de fevereiro, a Lombardia, onde Milão é a capital, tinha 258 pessoas infectadas pelo vírus, e o país inteiro contabilizava 12 mortes.

Hoje, Milão registra 32.346 casos de pessoas contaminadas e 4.474 óbitos, de acordo com balanço da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira, 26 de março.

Para pensar…

Carreata

Sobre a carreata em apoio a reabertura do comércio, vários internautas pediram o seguinte:

– Carreata não, tem que ser passeata…

Malandragem

Em muitas cidades, aproveitando que o povo não consegue ver nada além do coronavirus, políticos espertos estão aumentando os próprios salários.

Enquanto discursam em defesa do povo, vereadores, prefeitos, secretários e comissionados engordam os seus contracheques.

Afinal, malandro é malandro, Mané é Mané…

E não é que é…

Metafísico

E se a temporada de quarentena inaugurar uma temporada de gravidez, hein?

A conta

Umuarama tem 110 mil habitantes.

Se 10% contrair coronavirus, serão 11 mil pessoas contaminadas.

Se 5% evoluir para grave e necessitar de UTI e respirador mecânico, serão 550 pessoas.

A cidade conta com pouco mais de 30 respiradores.

E, como se sabe, Umuarama atende ainda toda a região.

Então, todo cuidado é pouco…

Ovos

Consumo de ovos dispara.

Preço dos ovos dispara.

É o vírus da disparada de preços.

Aposta

Bolsonaro está fazendo uma aposta de alto risco com base nas informações que tem.

Se der certo, sai consagrado.

Se der errado, adeus reeleição…

Padre Marcelo Rossi celebra missa

sem público, mas com fotos de fiéis

O padre Marcelo Rossi celebrou uma missa no Santuário Mãe de Deus mesmo sem a presença do público na quinta-feira, 26, durante a pandemia do novo coronavírus. E como a indicação de isolamento social permanece, o sacerdote resolveu homenagear os fiéis.

A missa foi transmitida ao vivo em seu site, no Facebook e na página oficial do Youtube do padre. Mas, dessa vez, mais da metade das cadeiras do Santuário e do altar estavam com fotos dos fiéis e suas famílias coladas.

“Eu confesso a vocês, na quinta passada quando entramos aqui e eu vi as cadeiras vazias, foi muito triste! Agora vocês podem ver, não apenas pessoas, mas famílias representadas nas cadeiras Hoje estou me sentindo melhor com vocês comigo”, declarou o padre.

Acostumado a receber cerca de 20 mil pessoas por missa, o Santuário terá novas fotos dos fiéis a cada celebração, tanto nas missas de quinta, sábado e domingo. “Lembrando que tudo está debaixo do altar. Todas as fotos estão em oração”, completa.

A missa começou com Padre Marcelo cantando Manda Teus Anjos enquanto passeava pelo altar e mostrava as fotos pregadas nos bancos e cadeiras. Ele também aproveitou para mostrar alguns espaços do Santuário, como onde acontecem os batizados, para os fiéis que assistiam à missa online.