Aragão Filho

Coluna Aragão

24/03/2020 18H59

Ele disse:

A recessão que já corre solta no mundo inteiro vai matar muito mais gente e de modo bem mais cruel – de fome, pelo desemprego, pela violência e tudo mais que acompanha o baixo desempenho da economia. Essa estupidez no combate já se juntou a outra, talvez maior, que é a baixa qualidade da nossa classe política…

Neste momento, por exemplo, os governadores dos estados mais populosos do país – São Paulo e Rio de Janeiro – fingem combater o vírus, mas estão, desde o início da crise, trepados no palanque da sucessão presidencial do longínquo 2022. Nem o isolamento dos idosos, que vivem nas favelas, em ambientes promíscuos, foram capazes de providenciar.”

De Dirceu Pio, via blog do Zé Beto.

Ditado

A frase ‘vá ver se estou na esquina’ está temporariamente suspensa.

– Sérgio Silva.

Contágio

Passou em branco ontem o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a doença mais infecciosa do mundo que causou mais de um milhão e meio de mortes em 2018 e contaminou 10 milhões de pessoas.

Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 5 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Mercados

Não foi só o exagero do consumo de algumas pessoas que levou o prefeito a decidir pelo fechamento dos mercados, decisão que revogou depois.

Além do excessivo ajuntamento de pessoas nestes estabelecimentos, os fiscais se depararam com grupos de idosos em animados bate-papos, mãe com crianças, uma delas levava três filhos pequenos no carrinho de compras, um risco para todos, incluindo os trabalhadores.

Como ouvi por aí, é mais fácil conter o vírus do que a irresponsabilidade de alguns.

O Insulto Diário

Saldo credor.

O problema não é a quarentena.

Quem não teve a sua ao menos uma vez na vida?

Antes da peste a gente conhecia como a convalescença da cura ou aquilo que as avós chamavam de resguardo.

O problema é entrar em quarentena por causa da idade, só por isso – e o que isso representa.

É quando vem a convicção de que se deve iniciar a contabilidade da vida.

Em tempo de fechar com saldo credor.

– Rogério Distéfano.

Sicredi

A Sicredi Vale do Piquiri adota medidas para proteger associados e colaboradores do coronavírus, como por exemplo, recomendar que associados utilizem preferencialmente os canais digitais.

Pelo aplicativo e Internet Banking é possível consultas, operações e contratar produtos financeiros.

Há também telefones para tirar dúvidas – 0800 724-4770 para o interior.

Além disso, a Sicredi Vale do Piquiri está reduzindo o quadro de colaboradores nas agências.

Os caixas automáticos seguem funcionando normalmente, porém a recomendação é que o associado procure o serviço nos horários de menor movimento e utilize o álcool em gel disponível no local.

Os gerentes continuam à disposição por telefone e WhatsApp.

Escrito apenas ontem…

O problema em se preocupar muito sobre a segurança no futuro é que você se sente inseguro no presente.

– Harlan Miller.

Prazo mantido

O Tribunal Superior Eleitoral vai manter o 4 de abril como prazo limite para filiações partidárias para quem deseja concorrer às eleições municipais de outubro.

Já as eleições ninguém sabe dizer com segurança se serão realizadas.

Guinada

A Band acaba de fechar uma parceria com a China Media Group, o maior grupo de mídia da China.

E estreou nova linha editorial chamando o deputado Bolsonaro, que acusara Pequim de ser culpado pela pandemia, de “irresponsável” e “imaturo” e que cometera uma “provocação irresponsável” contra o maior parceiro comercial do Brasil. E chamou o chanceler Ernesto Araújo de “idiotizado”, “lamentável”, “incapaz”, “despreparado”, “inepto” e “idiota”.

Business, man, only business…

Sorotipo

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse ontem que a dengue mudou de sorotipo, agora é o tipo 2.

Ninguém tem imunidade contra ela.

Portanto, cuide-se.

Algo errado

A gente tem certeza de que há algo muito errado quando faz as contas e descobre que a gasolina já teve oito reduções de preço na refinaria em 2020 e nas bombas continua tudo quase igual.

Ontem, a Petrobras anunciou mais um corte, de 15%, totalizando 40% de redução este ano.

O preço caiu em todo o mundo por causa pandemia do coronavírus Covid-19, e foi impulsionada pelo conflito de preços e produção entre Arábia Saudita e a Rússia.

Não tem algo muito errado aí não?

-x-x-x-

Foto dia

bispo.jpg

Palavra do pastor

Dom João Mamede Filho, bispo da Diocese de Umuarama, se desdobra nos cuidados com a comunidade católica e com toda a sociedade.

Hoje, ele fará uma participação especial na programação da Rádio Inconfidência.

Vai rezar a oração mundial, convocada pelo papa Francisco junto aos cristãos de todas as denominações, às 08h00min horas, e depois se dirigirá especialmente aos cristãos de Umuarama e da região noroeste.

A Igreja está atenta às necessidades da população.

A propósito, o prefeito Celso Pozzobon disse ontem que vai contar com a ajuda da Igreja, inclusive com espaços físicos, se a demanda requerer.

Sp ina sempre esteve presente no meio político como nesta foto durante a gestão do prefeito Romero Filho e o governador Álvaro Dias, entre outros políticos da época

O adeus ao querido Mauro Spina

Em meio à onda de notícias sobre o coronavírus e suas consequências, ficou sem registro neste jornal o falecimento do ex-vereador de Umuarama, Mauro Vanderley Spina, ocorrido no domingo passado. Com os velórios restritos e com o isolamento social da população, nem todos os amigos do Maurão conseguiram estar presentes para dar o último adeus, mas com certeza os pêsames foram muitos à distância. Spina foi vereador entre 1982 e 2000. Por 18 anos foi autor de dezenas de projetos, alguns inusitados como obrigar a usar fralda em cavalos para não sujar a cidade. Defendeu o uso da carroça para desafogar o trânsito e ele mesmo deu o exemplo com a sua carroça. Mas fez muitos projetos de interesse da comunidade e prestou ajuda a milhares de pessoas na câmara ou na sua casa no Jardim União. Força a agora viúva Ana, à filha Nani e o filho Beto Spina para continuar a vida e as lições deixadas pelo glorioso Maurão.

Morre o delegado Sebastião

Outro pioneiro que Umuarama perdeu foi o delegado aposentado da Polícia Civil, Sebastião Vieira Filho. Ele estava internado e foi sepultado ontem à tarde no cemitério local. Começou a carreira profissional na Prefeitura de Umuarama e se aposentou como delegado, tendo deixado uma lista de bons serviços prestados à sociedade.