Aragão Filho

Coluna Aragão

05/03/2020 07H56

Saga

O programa Saga de Pioneiros, apresentado por Raul Lopes na Inconfidência – AM/FM, vai entrevistar neste sábado, dia 7 de março, o professor Augusto Gaioski, pioneiro em múltiplas atividades.

Diácono da Paróquia São Francisco de Assis, professor pioneiro da Fafiu e da Faceu, que depois virou a gigante Unipar, maestro muito competente, fundador e primeiro presidente da Academia Umuaramense de Letras e Artes, mas, sobretudo, gente muito do bem.

Vai contar a sua história que se entrelaça a própria história de Umuarama.

Na foto, professor Gaioski e sua esposa Cida Gaioski, ela também professora.

Ele disse:

A não ser que ele cometa um ato de insanidade, um crime de responsabilidade, a gente então possa fazer um impeachment dele, mas se não fizer isso, nós não podemos achar que podemos derrubar um presidente porque não gostamos dele”.

De FHC sobre impeachment de Bolsonaro, mas deixando de traduzir que sua defesa tem a ver com o temor do general Mourão na presidência.

Rumo a F-1

Felipe Drugovich, maringaense que tem familiares em Umuarama, está surpreendendo a Europa na pré-temporada da Formula 2.

Ficou em 2º lugar na última fase de teste da temporada, no Barhein, e não baixou do 3º lugar em todas as fases.

Atrasada

Zé Beto conta que a jornalista Mônica Bergamo ganhou o apelido de Monica Barrichelo depois de anunciar com imenso atraso o namoro entre Gleisi Hoffmann e Lindbergh Faria.

Só ela não sabia…

Lista

Projeto, de autoria do deputado Douglas Fabrício, que tramita na Assembléia Legislativa exige informações sobre obras públicas atrasadas ou paralisadas no Portal da Transparência.

Alguém deveria apresentar um projeto exigindo que obras não sofram atrasos e nem sejam interrompidas.

A propósito, em Umuarama havia uma enorme lista de obras atrasadas ou interrompidas.

Celso Pozzobom deu um jeito de zerar a lista.

Assédio moral

Trabalhador em um bar sofria assédio moral ameaçado de dispensa e chamado de ‘mulherzinha’ quando estava esgotado.

Pois bem, o juiz do Trabalho Eduardo Rockenbach Pires, da 38ª vara de São Paulo, condenou o dono do bar a pagar R$ 20 mil de indenização ao trabalhador pelo assédio.

Ainda há juízes em Berlim.

Linhagem

Rodrigo Maia foi treinando, e ainda recebe orientações, do pai, César Maia, e do sogro, Moreira Franco.

Queriam que ele fosse um Pedro Simon?

Está mais para ‘Chalaça’.

E o eleitor carioca se parece com o eleitor dos demais estados.

E já que perguntar não ofende…

Nas redes a turma pergunta; Lula recebeu título de cidadania de Paris, mas e no Brasil em quantas cidades ele conseguiria ser aprovado como cidadão?

Repelente

Após surto de dengue, procura por repelentes sobe 500% nas farmácias.

O mais eficiente repelente contra a dengue ainda continua sendo acabar com os locais de desova do Aedes.

Mas, dá trabalho, repelente industrial é mais prático.

Ô meu povo!

História repetida

O nome do cocheiro romano no livro Astérix e a corrida de carros, publicado em 2017, na Itália, era Coronavírus e usava uma máscara.

Eu, hein, parece teoria da conspiração.

Só que não, o coronavirus é mais antigo do que o próprio Asterix.

Policromático

Quem se acha demais acaba se perdendo.

Tem vaga

O governador Ratinho Jr pediu aos secretários que são pré-candidatos que pretendem disputar a eleição de outubro que deixem o governo em março.

Vai abrir uma porção de vagas, segundo os observadores do poder.

Secretaria da Saúde estuda parceria

para ampliar coleta no Hemonúcleo

Umuarama – O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, receberam o chefe do Hemonúcleo de Umuarama, Cláudio Francisconi da Silva, para discutir a ampliação do horário de coleta de sangue na unidade para atender a alta demanda por sangue e derivados num período que a cidade e região enfrentam epidemias de dengue.

Atualmente, o Hemonúcleo realiza coletas somente no período da manhã (das 8h às 11h) e no terceiro sábado do mês, das 8h às 12h. “Estamos estudando uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a unidade para estender a coleta ao período da tarde, das 13h30 às 16h, e assim conseguir atender à demanda. O prefeito Celso Pozzobom está preocupado com a situação e em breve devemos ter novidades neste sentido”, disse a secretária Cecília Cividini.

O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini em reunião com o chefe do Hemonúcleo de Umuarama, Cláudio Francisconi da Silva

Educação Ambiental em São J. do Patrocínio

O grupo da Melhor Idade de São Jorge do Patrocínio esteve segunda e terça-feira passadas na Prainha do rio Paracaí onde foi realizado um trabalho de Educação Ambiental com os pescadores. Como atividade do Projeto de Educação Ambiental “Ajuda que se espera, está nos Filhos da Mãe Terra”, os integrantes do grupo puderam conhecer algumas espécies dos peixes do Rio Paraná, interagindo com os pescadores, e orientando sobre o ideal descarte do lixo que usam durante a pescaria. Esteve presente na visita, o vice-prefeito Ronaldo Tinti, representando o prefeito Baraldi que está em viagem em Curitiba.