Cotidiano

ACIDENTE

Colisão frontal entre caminhões interdita a PR-323 e deixa um morto

26/03/2024 10H36

Jornal Ilustrado - Colisão frontal entre caminhões interdita a PR-323 e deixa um morto

Uma grave colisão frontal entre um caminhão-tanque e uma carreta bitren deixou uma pessoa morta na PR-323, no trecho entre Cruzeiro do Oeste e Tapejara, no início da tarde desta segunda-feira (25). Com o choque a cabine e uma das carretas do bitren pegou fogo.

A rodovia foi totalmente interditada e até o fechamento da edição, por volta das 18 horas, ainda continuava com o tráfego interrompido. Condutores estavam usando rotas alternativas por vias rurais para poder seguir viagem nos dois trechos. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) estava no local.

O motorista da carreta, morador de Umuarama, de 60 anos, teria conseguido sair do veículo antes que fosse tomado pelas chamas, mas entrou em óbito ao cair no asfalto pouco depois. Existe a suspeita de que ele teria sofrido um mal súbito.

Amigos relataram que em Maringá o homem já teria comentado que não estava se sentindo bem. O caso será investigado pela Polícia Civil. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama.

O motorista do caminhão-tanque, de 30 anos, não teve ferimentos. Ele seguia de Cruzeiro sentido a Tapejara. Já a carreta estava no sentido contrário no momento do acidente. A colisão ocorreu a poucos quilômetros do trevo de acesso a Tapejara, em um trecho de reta. O tempo estava firme.

Por causa do fogo, equipes do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Oeste e da Defesa Civil de Tapejara foram acionados. Mesmo com os esforços, ao menos a cabine e um dos reboques foram consumidos pelas chamas. O veículo estava vazio.

PR-323

A duplicação da PR-323 é uma pauta antiga reivindicada pela sociedade civil organizada de Umuarama. Para tornar o projeto uma realidade o Governo Estadual incluiu a rodovia em acordo firmado com o Governo Federal e a duplicação dos 212 quilômetros que ligam Iporã e Maringá está previsto no Lote 4 de estradas que devem ser leiloadas à iniciativa privada pelo Ministério da Infraestrutura. A licitação era para ter sido feita em 2023, mas até o momento, não saiu do papel.

E enquanto isso, para tentar amenizar o rótulo de ‘rodovia da morte’, nos últimos anos foram implementadas pelo governo Estadual uma série de melhorias ao longo da PR-323, que vão desde o recapeamento da via, a construção de viadutos para garantir a segurança e a instalação de mais terceiras faixas, o que dá mais fluidez ao intenso fluxo de veículos da via.