ACIDENTE

Um homem ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito registrado na noite desta sexta-feira (23), na área central de Umuarama, no cruzamento da avenida São Paulo com a avenida Apucarana, ao lado da Praça do Japão.
A batida envolveu um Toyota Corolla e um Citroën C4, ambos ocupados apenas por seus condutores. Com a força do impacto, o Corolla capotou e parou de lado na via. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência.

O motorista do Citroën não sofreu ferimentos. Já o condutor do Corolla ficou enclausurado dentro do veículo, exigindo um trabalho complexo de resgate. Os socorristas levaram mais de 30 minutos para retirá-lo do automóvel, devido à estrutura do carro que colapsou após a colisão.
Segundo o médico do Samu, Francisco Jardim, a vítima foi classificada como código 3, considerada grave na avaliação inicial. Ele estava consciente, mas apresentava fortes dores na cabeça, trauma com dor intensa na coluna lombar e no quadril, além de dor abdominal importante. Apesar de não haver sinais evidentes de sangramento interno no primeiro atendimento, a gravidade se deu principalmente pela cinemática do acidente, que envolveu uma colisão de alto impacto seguida de capotamento.

O subtenente Rezende, do Corpo de Bombeiros, explicou que a vítima não estava presa às ferragens, mas clausurada mecanicamente, o que dificultou a retirada. Para o resgate, foi necessário adotar um plano alternativo, com o corte do para-brisa, seguindo todos os protocolos de segurança, a fim de retirar a vítima com o menor risco possível.
Durante o atendimento, dezenas de curiosos se aproximaram do local. A Polícia Militar prestou apoio, isolando a área e auxiliando no controle do trânsito, que precisou ser interditado temporariamente.
O subtenente também alertou para o alto número de acidentes registrados apenas neste dia, reforçando que colisões graves não ocorrem apenas em rodovias, mas também em vias urbanas e arteriais, destacando a importância do uso de cinto de segurança, atenção redobrada e manutenção adequada dos veículos.
Após o resgate, a vítima foi encaminhada ao hospital para avaliação médica mais detalhada e continuidade do tratamento.
Confira entrevista com o médico do Samu, Francisco Jardim:
Confira a entrevista com subtenente Rezende, do Corpo de Bombeiros: