Umuarama

Plantio Direto

Colher soja no arenito Caiuá é uma realidade, ressalva agricultor premiado

26/02/2020 08H55

SOJA-ARENITO-UMUARAMA

O sonho de plantar soja na terra arenosa da região de Umuarama se concretiza. A prova de que é possível ter produtividade no areião do Noroeste do Paraná está na propriedade do campeão de produtividade, o agricultor Gérson Magnoni Bortoli. O produtor por duas vezes faturou o primeiro lugar no Concurso Cocamar de Produtividade de Soja na região do arenito e também ficou com dois vice-campeonato na premiação geral.

Gerson Bortoli começou a colheita da safra 2019/2020 na última semana e a expectativa do produtor é colher mais de 180 sacas por alqueire. O valor é expressivo, pois a lavoura do agricultor está localizada em uma área de solo com apenas 20% de argila, se comparado as terras da região norte e oeste do Paraná onde a argila no solo é superior a 70%. “Acredito que alguns talhões vamos colher 200 sacas de soja por alqueire”, disse o produtor.

Comandando uma das colheitadeiras na Fazenda Flamboyant, em Perobal, Bortoli explica que sua história com a soja começou em 2004, quando usou a cultura para fazer correção de pastagem e depois daquele ano nunca mais abandonou a lavoura. Ele explica que para se produzir no arenito o produtor precisa se associar a tecnologia.

“A integração de lavouras é a realidade para quem vai plantar no arenito Caiuá. Em 2004 eu usei a soja para fazer correção de pastagem e acabei percebendo que esse era o caminho. Após a colheita, a soja sai e entra a braquiária. Em alguns pouco hectares coloco o milho, mas é para o consumo da propriedade. O diferencial aqui na nossa região é a braquiária, que entra no inverno e depois deixa a matéria orgânica no solo”, explicou.

Tecnologia de manejo

SOJA-CAIUA-UMUARAMA-BORTOLI

Desenvolvendo a integração lavoura-pecuária o agricultor planta direto na palhada (matéria orgânica formada pelos restos da planta colhida) tendo uma atuação mínima no revolvimento do solo. Com essa tecnologia de manejo, o solo arenoso sofre menos com erosão, além de manter a temperatura e umidade. “A soja no arenito já está sacramentado na região de Umuarama. É possível e viável desde que o produtor se utilize das tecnologias”, noticiou Bortoli.

Campeonato

CAPEAO-PRODUCAO-ARENITO-CAIUA

Neste ano Gérson Bortoli participa novamente do Rally Cocamar de Produtividade na categoria geral concorrendo com produtores que plantam na “terra vermelha”. “Tivemos uns intemperes com a seca no plantio, mas acho que estamos no páreo. Na categoria geral já consegui dois vice-campeonato”,

De pai para filho

SOJA-PAI-E-FILHO-BORTOLI

Se depender da família Bortoli a integração entre a soja e o pasto continua por muito tempo na região de Umuarama. O agrônomo Hugo Henrique Bortoli, filho de Gerson, já segue os passos do pai em uma área de 25 alqueires começou a plantar soja, também no sistema de integração. Para o jovem agricultor, a produtividade do seu plantio deve seguir a mesma do pai premiado. Hugo também vai participar da competição da Cocamar na categoria Arenito.