Umuarama

Educação

Colégios de Umuarama abrem inscrições para cursos técnicos e formação de docentes

03/11/2020 09H39

enfermagem-umuarama
Imagem Ilustrativa

A Secretaria da Educação do Paraná (SEED) abriu as inscrições para os cursos técnicos profissionalizantes e formação de docentes até o dia 20 de novembro. Os cursos são realizados na modalidade subsequente e integrado, com as aulas marcadas para iniciarem em fevereiro de 2021, ainda na forma online. 

Conforme dados do Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE), em Umuarama, os cursos serão ofertados no Colégio Estadual Hilda T. Kamal (Técnico em Enfermagem e Cuidador de Idosos), Colégio Estadual Paulo Tomazinho (Química), Colégio Estadual Pedro II (Administração), Colégio Estadual José Balan (Recursos Humanos), Colégio Estadual Agrícola (Agropecuária), Colégio Estadual Bento Mossurunga (Formação de Docentes).

Conforme o diretor auxiliar do Pedro II, Cleverson Zanquetti, o curso técnico possibilita a qualificação do aluno para entrar no mercado de trabalho. O jovem que termina o Ensino Médio e está se preparando para o Ensino Superior, pode procurar o curso subsequente para melhorar sua qualificação e classificação perante os demais candidatos as vagas de emprego.

QUEM PODE?

As formações são ofertadas na modalidade integrado ao Ensino Médio, subsequente, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e especialização técnica.

Os cursos integrados, com duração de quatro anos, são destinados a estudantes que desejam ter uma formação profissionalizante em conjunto com o Ensino Médio, enquanto os subsequentes, que duram um ou dois anos, são destinados a alunos que já concluíram essa etapa de ensino.

As formações técnicas na modalidade Proeja, com duração de três anos, têm como público-alvo alunos com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e querem fazer o Ensino Médio com uma habilitação técnica junto. Já as especializações são voltadas para aprofundar seus conhecimentos.

DOCUMENTOS

Para se inscrever, é necessário ir até a instituição de ensino onde o curso é ofertado. Os documentos necessários para a inscrição são: fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar e declaração de vacinação, para alunos até 18 anos.