Educação
O Colégio Sesi de Umuarama, mantido pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), vai continuar funcionando em Umuarama no próximo ano. A informação foi confirmada anteontem pelo presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, em ofício enviado ao prefeito Celso Pozzobom.
O possível fechamento do referido colégio havia sido anunciado no meio do ano sob a alegação de reformulação da instituição e falta de recursos financeiros, muito embora os estudantes pagam pelas matrículas e manutenção. Em Umuarama, o colégio oferece o Ensino Médio, considerado de excelente qualidade pelos pais e estudantes. Por isso, quando foi anunciado o possível fechamento, houve movimentação dos pais e lideranças políticas e empresariais para reverter a decisão, o que acabou acontecendo.
Carlos Valter disse em nota que “após manifestações da comunidade e de autoridades, e por entendermos a importância da manutenção do colégio para o município, conseguimos encontrar soluções que viabilizarão a sustentabilidade desta unidade”, afirmou o dirigente.
O prefeito Pozzobom informou que o presidente da Fiep também garantiu que a partir do ano que vem a carga horária do ensino será aumentada para 3 mil horas anuais, “o que nos permitirá melhorar ainda mais a qualidade do nosso ensino e promover aos alunos uma formação integrada e vocacionada às indústrias da região, reforçando assim o nosso compromisso com as indústrias paranaenses”. Carlos Valter ainda fez questão de agradecer ao prefeito Celso Pozzobom, segundo ele, “pelo seu empenho e valorização do Colégio Sesi na cidade”.
Em entrevista, o prefeito Celso destacou: “Nós sabemos da importância do Colégio Sesi para Umuarama e região, por isso envidamos todos os esforços possíveis para reverter a decisão de fechamento, anunciada meses atrás pela Fiep. É com imensa satisfação que recebemos essa ótima notícia e agora podemos tranquilizar às dezenas de alunos e suas famílias, que continuarão estudando nessa excelente instituição de ensino. O esforço valeu a pena”, comemorou Pozzobom, parabenizando também ao presidente da Fiep pela decisão.
O Sistema Fiep também confirmou que, além de Umuarama, vão continuar funcionando as unidades de Loanda e Cianorte. A confirmação foi dada também ao deputado estadual Delegado Fernando Martins. De acordo com Carlos Valter Martins, as escolas serão mantidas abertas pela importância das cidades e de suas indústrias, por isso a Fiep vai buscar alternativas de sustentabilidade para manter os alunos.
“O Colégio Sesi é referência de ensino em nossa região e a população pediu a continuidade e prontamente busquei esclarecimentos com a Fiep. A educação merece sempre atenção”, disse o parlamentar.