Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Coisas para pensar…

13/02/2023 07H13

Jornal Ilustrado - Coisas para pensar...

A gente supunha, mas não tinha idéia do estrago que o governo Bolsonaro estava causando na Amazônia. Imagine o leitor do “Umuarama Ilustrado” que milhares de garimpeiros ilegais devastavam a floresta. Ali, envenenavam o solo, rios e águas com mercúrio e decretavam a morte dos peixes e da toda a ictiofauna. Meu pai diria que era uma “cosa por demais”. Agora que o governo mudou estamos vemos um quadro que assusta e revolta. Inda bem que mudou porque tudo indica que o processo de destruição da floresta e dos seus povos era caso pensado. Confio que a polícia aponte os responsáveis e aclare se houve culpa ou dolo no malfeito.

O fundamento axiológico, princípios e valores do mundo civilizado está na dignidade do ser humano. Nele vem o respeito a ele e à preservação do espaço que ocupa. Os povos originários que chamamos de índios são gente como nós brancos, negros e amarelos. Eles viviam na floresta quando aqui chegamos. Preservavam-na e dela se alimentavam, sem destruí-la. Talvez nem soubessem todo o bem que ela faz, armazenando carbono que aquece a terra e garantindo chuvas, ar e alimentos, inclusive para quem chegou depois.

O que vimos na tragédia Yanomami é ódio ao índio que cuida da floresta. Qual a razão, se esses povos são gente como nós? Se não for desinformação, será deformação do princípio da civilização em nome da ganância e do pensamento nazi-fascista que põe a raça branca acima das outras raças.

Pensem comigo. Religiões pretendem ligar a criatura ao Criador, ainda que todas tateiem no escuro. O que se espera é que preguem o bem que significa amor ao próximo, inclusive aos povos originários. É fato que, de uns tempos para cá, tudo mudou. O ódio e a intolerância grassam por todos os cantos. A mentira nas chamadas “fake-news” está entre nós. Agora já faz ninho em igrejas, templos, seitas e religiões. Algo está muito errado. Perderam a noção do papel que lhes cabe ante o Criador que ama todas as criaturas? Minha conclusão vem da história. Hitler e Mussolini usaram a religião para dominar povos, submeter nações, odiar e matar os que não concordavam com suas barbáries. Aqui também tem gente que fala de Deus, cultua ódio e espalha a mentira. Será que são cúmplices da causa extremista? Coisas para pensar…

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).