educação infantil
A rede municipal de ensino de Umuarama recebeu cerca de 5 mil livros para crianças da educação infantil, nas faixas do berçário ao primeiro ano fundamental. A entrega, na manhã de terça-feira, 1º, contou com a presença do prefeito Hermes Pimentel, da secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, e do gerente-geral PABs do Banco Itaú, Maurício Skura, no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) São Paulo Apóstolo, proximidades da Praça Anchieta (Zona V).
Agora os livros serão distribuídos para todos os CMEIs e escolas com educação infantil de 4 e 5 anos. A doação é parte do projeto “Leia como uma criança” do Programa Itaú Social, que atende escolas públicas, privadas ou entidades educacionais com o repasse de publicações direcionadas às crianças no estágio inicial da alfabetização. Os livros são levados para casa e o objetivo é fazer com que os pais ou familiares leiam as histórias e mostrem as ilustrações às crianças.
“Foi uma festa a entrega dos livros. A alegria ficou estampada nos sorrisos e olhares das crianças. Este é um presente e tanto que recebemos do Itaú Social e que vai ajudar a envolver um pouco mais os pais na educação dos seus filhos”, comentou a secretária Mauriza Lima.
O prefeito Pimentel agradeceu a parceria e disse que o município está aberto a iniciativas voltadas ao desenvolvimento educacional. “Recebemos essa doação com grande alegria. Temos investido bastante na modernização das estruturas e equipamentos para a educação e esses livros são muito bem vindos para auxiliar nesse processo. O Itaú Social está de parabéns pela iniciativa e esperamos firmar novas parcerias no futuro”, apontou.
A entrega dos livros também contou com a presença do gerente Uniclass, Fernando Barreto Navachi, do PAB Itaú que atende no Paço Municipal, e da diretora do CMEI São Paulo Apóstolo, Tãnia Regina Balbino. A unidade atende 66 crianças com ensino integral e turmas de turno parcial.
“A Secretaria da Educação se inscreveu ainda este ano no projeto de distribuição de livros e o município foi rapidamente contemplado. Temos outras ações que podem beneficiar a comunidade e a própria população pode se inscrever no portal Itaú Social para receber livros”, lembrou o gerente Maurício Skura.
O projeto “Leia como uma criança”, lançado pelo Itaú Social em 2010, objetiva promover a leitura na primeira infância, ampliar o repertório cultural das crianças e sua apropriação da cultura letrada, contribuir para o fortalecimento dos vínculos afetivos, incentivando os adultos a lerem para as crianças e promover o acesso à leitura de qualidade a famílias e crianças em vulnerabilidade social, em todo o território nacional.