EM CRUZEIRO DO OESTE
Cruzeiro do Oeste – Um evento realizado na sexta-feira (23) no Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste marcou o lançamento de um projeto que promete mudar a realidade turística e de educação em ao menos cinco municípios da região. Protocolo assinado visa a implantação do projeto Geoparque Caiuá com a participação, além de Cruzeiro do Oeste, de Mariluz, Alto Piquiri, Formosa do Oeste e Tuneiras do Oeste.
Wagner Menezes, um dos idealizadores do projeto e Lucas Sant’Ana, coordenador do projeto, destacaram a importância do Geoparque Caiuá para a região, pois vai valorizar o patrimônio territorial e cultural e dar mais visibilidade das riquezas naturais dos cinco municípios com destaque para o sítio arqueológico de Cruzeiro do Oeste com restos já confirmados de dinossauros e a possibilidade de mais escavações, a Reserva das Perobas em Tuneiras do Oeste e o salto Paiquerê, cachoeiras e corredeiras dos rios Piquiri e Goioerê nos municípios de Mariluz, Alto Piquiri e Formosa do Oeste.
A criação do consórcio com esses municípios pretende atrair mais investimentos e, consequentemente, mais turistas que poderão encontrar um corredor com uma série de belezas naturais raras. Este protocolo visa fortalecer a região no desenvolvimento econômico e turístico, com foco na preservação e valorização do patrimônio geológico e cultural, além de promover a divulgação e atrair investimentos para a área.
A prefeita Helena Bertoco destaca a importância da Paleontologia para Cruzeiro do Oeste, transformando a cidade em referência nacional. Ela defende a criação da marca Vale dos Dinossauros para Cruzeiro do Oeste em proposta que já tramita no Congresso Nacional e também já pediu o apoio do deputado federal Zeca Dirceu para a criação de uma universidade pública nesta cidade. A prefeita Helena anunciou ainda a conquista de R$ 180 mil para custear mais pesquisas científicas nos municípios do grupo em formação. Ela fez questão ainda de agradecer a presença e a iniciativa do ex-prefeito Valtinho Rocha que investir no projeto de paleontologia quando esteve na Prefeitura, agradeceu ao presidente da Câmara Municipal, Cleverson Chagas e demais vereadores, ao deputado federal Zeca Dirceu, as várias autoridades presentes, entre outros.
O prefeito de Alto Piquiri, Giovane Mendes, também esteve no evento e falou dos projetos do município para a transformação das belezas naturais em pontos turísticos na região do Salto Paiquerê até o Apertado, passando pelas corredeiras. Para ele, o projeto Geoparque Caiuá será um novo incentivo para o crescimento do turismo regional.
Representando o prefeito Paulinho Alves, de Mariluz, que estava em viagem, o chefe de Gabinete, Fernando Xavier disse que o município está confiante no sucesso do projeto e está pronto para colaborar no que for possível.
OUTRAS PRESENÇAS
No momento histórico da assinatura estavam presentes várias personalidades chave, incluindo: Dr. Wagner Menezes, um dos idealizadores do projeto; Dr. Lucas Sant’Ana, coordenador do projeto; Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Francielle Carvalho; Secretário de Estado do Turismo em exercício, Beto Rocha; Ex-prefeito Valter Rocha; Presidente da Câmara, Cleverson Chagas, representando o Deputado do Carmo; Vereadoras Rosy Anne e Priscila Teixeira; Representante do Deputado Federal Zeca Dirceu, Rosaria Nascimento; Chefe Regional de Turismo, Francine Martines; Bruno Colombo, representando o IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná); Douglas Bacaro, representando o IAT (Instituto Água e Terra); Jane, representando o SEBRAE; Carlos, diretor do IFPR (Instituto Federal do Paraná); Beto, presidente da ACICO (Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Oeste); Tenente Coronel, Kamakawa da Polícia Militar; a Cabo Opalinski Bombeiro Militar; representantes de bancos, cooperativas, núcleo regional de educação, correios, agentes de desenvolvimento, diretores, secretários, servidores, empresários, e outras autoridades e lideranças regionais.