Região

Saúde

Cidades da região registram as primeiras mortes por dengue e casos só aumentam

19/02/2020 08H34

O boletim da dengue divulgado, nesta terça-feira (18) pela secretaria da Saúde do Paraná registou mais 10 novos casos de óbitos por dengue no Paraná, totalizando 23. Na região de Umuarama, Xambrê e Douradina tem um caso de morte cada município. No estado são 26.692 casos confirmados de dengue; com 6.129 casos a mais que a semana anterior, que trazia 20.563 confirmações, um aumento é de 29,81%.

Os óbitos acometeram principalmente pessoas idosas, portadoras de outras doenças, como em Xambrê onde uma mulher de 80 anos, portadora de hipertensão, faleceu e Douradina, uma mulher de 81 anos, com hipertensão arterial e doença cardíaca. Existem ainda outros casos de morte na região que esperam os resultados de exames.

Em Umuarama, conforme dados da vigilância em saúde do município, são 529 casos positivos. Em duas semanas foram 191 novos casos registrados em Umuarama. No último levantamento do município, cinco regiões da cidade estava em surto, sendo elas: Posto Central, 26 de Junho, Jardim União, San Remo, Centro Saúde Escola. Os distritos de Serra dos Dourados, Vila Nova União e Roberto Silveira também encontram em surto de dengue.

No Estado, o município que registrou maior número de casos confirmados na semana epidemiológica foi Paranavaí com 1.123 registros; Foz do Iguaçu com 503 casos e Bandeirantes cm 276 novos casos.

Outros Obtidos

As demais mortes foram registradas em Alto Paraná, com registro de duas mortes, um homem de 62 anos, portador de hipertensão, e outro homem de 82 anos, com diabetes e hipertensão; Foz do Iguaçu, um homem de 76 anos, que tinha como fator de risco doença crônica no fígado; Medianeira, um homem de 90 anos, com insuficiência renal crônica; Terra Rica, um homem de 65 anos, portador de diabetes e pressão alta; Santa Mônica, uma idosa de 73 anos; Sarandi, uma mulher de 26 anos, sem comorbidades e, em Maringá, uma menina de 7 anos que também não apresentou comorbidade associada. São 76.285 notificações no Estado que abrangem 325 municípios.

Epidemia

Hoje 78 municípios estão em situação de epidemia para a dengue no Paraná, 16 entraram para a relação nesta semana: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cafezal do Sul, Nova Olímpia, Perobal, Xambrê, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Jardim Olinda, São Carlos do Ivaí, Ourizona, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Ibiporã e Ouro Verde do Oeste.