Região

VENTO FORTE

Cidades da região estão entre as mais afetadas no Estado pela falta de energia

05/09/2023 09H53

Jornal Ilustrado - Cidades da região estão entre as mais afetadas no Estado pela falta de energia

Mais de 1.200 profissionais da Copel trabalham para restabelecer o fornecimento de energia em todo o Paraná, após um forte temporal que atingiu diferentes regiões do Estado ao longo desta segunda, dia 4.

Com chuvas fortes e rajadas de vento que em algumas localidades ultrapassaram os 70 km/h, a intempérie causou estragos na rede elétrica, incluindo a quebra de postes e o rompimento de fiação em diversos municípios.

As regiões mais atingidas foram o Oeste, Sudoeste e Noroeste do Estado, que somam 138 mil domicílios sem luz no momento e concentram quase 80% do total de 176 mil desligados.

As cidades mais atingidas no Oeste e Sudoeste foram Barracão, Iguatu, Diamante do Sul, Marquinho, Flor da Serra do Sul, Salgado Filho, Bom Jesus do Sul, Anahy, Campo Bonito e Manfrinópolis.

Já na região Noroeste, Pérola, Roncador, Farol, Xambrê, Nova Tebas, Luiziana, Mato Rico, Ivaté, Pitanga, Iretama, Douradina e Maria Helena, Lobato e Flórida têm maior concentração de domicílios com o fornecimento de energia interrompido devido aos estragos do temporal.

Na rede que atende o município de São Jorge do Ivaí, sete postes quebraram, mas a cidade está sendo abastecida por uma fonte alternativa.

SEGURANÇA

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.