Região

MODELO A SER SEGUIDO

Cidade Gaúcha inicia programa exemplar para profissionalizar adolescentes e jovens

11/06/2021 11H40

Momento em que o prefeito Henrique, a vice Silvana e outras lideranças participam do lançamento

O desejo do empresário Eduardo Costa, que atua no ramo de solda industrial, de ajudar na profissionalização de adolescentes e jovens encontrou apoio da atual administração municipal e está se tornando realidade em Cidade Gaúcha. Na quarta-feira passada, dia 9, foi lançado o programa “Sol da Vida” que tem tudo para servir de exemplo a outros empresários locais e de outras cidades.

O prefeito Henrique Domingues e a vice Silvana Pauleski estão entre os mais entusiasmados com a iniciativa que também tem o apoio integral da Câmara de Vereadores, da Secretaria de Assistência Social, Agência do Trabalhador e outros órgãos.

Silvana lembra que os primeiros contatos ocorreram ainda na campanha eleitoral, quando em visita à empresa Casa da Solda Pesada o empresário Eduardo falou do seu sonho que passou a ser um desejo também da gestão Henrique e Silvana.

A parceria amadureceu e na empresa, que atua como fabricante de carrocerias e demais equipamentos automotivos para caminhões, foi preparada uma sala especial para as aulas teóricas com doações de carteiras e tintas para a pintura. Silvana informou que, devido à pandemia, a profissionalização está começando com três alunos de 17 a 21 anos, inicialmente com as aulas teóricas entre 17 e 19 horas e depois passarão a aprender na prática a profissão de soldador. Quando estiverem na aula prática, serão abertas mais três vagas na teórica. Após a qualificação, podem ser contratados na própria empresa ou por outras empresas do setor.

A intenção é ampliar o número de vagas após a pandemia, na Casa da Solda e também em alguma outra empresa da cidade que se interessar pelo projeto. A intenção é qualificar a mão de obra para o mercado de trabalho, o que é um desafio hoje em dia, principalmente para quem ainda busca o primeiro emprego. E, pelo jeito a procura vai ser grande. Além dos três primeiros alunos já selecionados, outros interessados estão procurando por vagas. A vice-prefeita Silvana diz a intenção era atender a todos, mas vai depender da abertura de mais vagas. No curso, os alunos têm o acompanhamento da Secretaria de Assistência Social e a secretária Rosiney Domingues diz que o programa também é de grande importância para a inclusão social. E também participa a Agência do Trabalhador, onde o chefe Abisai Fêlix elogia a parceria da administração municipal com o empresário para ampliar a qualificação profissional dos jovens que almejam o primeiro emprego.

ELOGIOS NO INÍCIO DO PROGRAMA

Várias autoridades participaram do lançamento e início do programa Sol da Vida, na quarta-feira a tarde na empresa. E foram unânimes em aprovar a ideia. A vice-prefeita Silvana fez questão de agradecer e faz um apelo aos demais empresários para que pensem e adotem o programa. Qualquer dúvida é só buscar informações na Prefeitura ou na Agência do Trabalhador. “Temos hoje a concretização de um sonho, pelas mãos dessas pessoas, imbuídas do desejo de deixar uma semente, sem nenhuma contrapartida, a não ser colaborar com a sociedade, buscando também a reinserção de jovens na sua rotina de vida, preparando profissionalmente e socialmente para a vida”, concluiu Silvana.