Umuarama

Reconhecimento

Empresário da educação recebe título de Cidadão Honorário de Umuarama

22/11/2018 13H39

O empresário Luís Carlos Rodrigues, o “Carlos do Alfa”, será o mais novo Cidadão Honorário de Umuarama. A entrega do título acontece a partir das 20 horas de hoje (22), na Câmara Municipal. A homenagem é uma iniciativa do vereador Júnior Ceranto.

“Tenho que agradecer a toda a comunidade, pois esse título é o reconhecimento de toda a sociedade do trabalho que realizamos na área da educação”, afirmou o professor Carlos.

Aos 49 anos, Carlos atua há 30 anos como gestor do Colégio Alfa de Umuarama, onde em um ambicioso projeto transformou uma escola com 200 alunos em um dos principais grupos de ensino do Paraná, com mais de 2.000 estudantes e gerando 150 empregos diretos.

Hoje, o Colégio Alfa é referência em educação, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, prestando um serviço de excelência em três unidades em Umuarama. Atualmente a Faculdade Alfa é a opção de quem busca se especializar em gestão de negócios. Quem quer a garantia de passar nos vestibulares mais concorridos, vai para o Colégio Alfa.

O INÍCIO

Mas o início da história foi difícil. Nascido em uma família simples, moradores na zona rural de Planalto, no sudoeste do Paraná, aos 9 anos Carlos deixou os pais e os seis irmãos para estudar. Na cidade, dependeu de muitas pessoas para morar e ter a estrutura básica.

Morou na casa de tios e primos. Entre os 10 e 14 anos trabalhou como vendedor de revista, auxiliar de mecânico, boia-fria e limpador de terreno. Tudo para ter uma renda e conseguir se manter. E foi neste dura realidade que entendeu que somente através do trabalho poderia conquistar o mundo.

Aos 14 anos foi convidado para trabalhar no Colégio Alfa de Umuarama pelo diretor e professor Ademir. Começou como impressor gráfico e ao longo do tempo pode desempenhar toda as funções de limpeza à secretaria.

PROJETO AMBICIOSO

Em 1.987, aos 20 anos, surge a oportunidade de trabalhar no Colégio Alfa de Umuarama como gestor.

Aqui esse pedagogo com especialização em magistério do Ensino Superior, criou raízes e família, com os filhos, Luís Carlos e Eloisy.

Começou ali um ousado projeto, que há 30 anos está sendo desenvolvido, tendo o professor Carlos como comandante.

E um desses projetos é em parceria com o Jornal Umuarama Ilustrado. Há 15 anos o Ilustrado é usado como instrumento de aprendizagem pelos alunos, em uma disciplina específica, onde se desenvolve o hábito da leitura e o senso crítico do estudante.