Umuarama

Aventura

Ciclista vai pedalar mais de 20 mil quilômetros pelas capitais do Brasil

07/10/2019 08H30

luizinho-icaraima-ciclista

Luiz Pereira de Oliveira, morador de Icaraíma, nem bem chegou da sua última viagem e já partiu com sua bicicleta pelas estradas do Brasil. Agora, o objetivo do ciclista é percorrer as capitais do País e para tal feito, ficará longe de casa entre 18 messes a 24 messes. Na viagem, Luizinho – como é conhecido – quer conhecer a diversidade do povo brasileiro.

Na última aventura, Luizinho passou pelas cidades do Sul até o Mato Grosso, e no dia 29 de agosto já partiu para outra. Neste domingo, o ciclista chegou no estado da Bahia e já foram mais de 3 mil quilômetros precorridos em 39 dias, por onde cruzou parte de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo. “Vou na fé levando ferramentas para reparar a bike comida, fogareiro, roupas e parando nas cidades para trabalhar e conhecer as pessoas”, disse.

O percurso é puxado, mas o ciclista é audacioso. Após sair de Salvador, ele pretende seguir por todo nordeste e seguindo para o Maranhão, Teresina, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Paulo e Curitiba. Chegando no Sul, Luizinho ainda segue para Florianópolis, Porto Alegre e retorna para o Mato Grosso do Sul pelo Uruguai, Argentina e Paraguai.cicloturismo-umuarama

Segundo Luizinho, serão mais de 20 mil quilômetros com sua inseparável bicicleta e por onde passa conta com a ajuda da comunidade. “O contato com as pessoas, a gente percebe que o ser humano é bom. É uma experiência sem igual, poder passar pelos Estados e conhecer um pouco mais do Brasil”, disse.

Como nem tudo são flores, o ciclista fala que precisa tomar muito cuidado com a falta de respeito dos motoristas. “O pessoal anda correndo e não estão muito preocupados quando observam um ciclista. Mas to resto, a viagem está seguindo bem seguindo o cronograma. Cada dia uma paisagem diferente, uma situação diferente”, ressaltou Oliveira.

Com mais de 30 quilos de bagagem e enfrentando todas as adversidades de tempo, costumes e claro do próprio equipamento, o ciclista dorme em barracas nos postos de combustíveis, comem na beira da estrada e também contam com a bondade de quem encontram pelo caminho.

bicicleta-umuarama-icaraima

Ajuda

Com um grande percurso pela frente e mesmo planejando a viagem, Luizinho conta com o apoio da comunidade para concluir o percurso. Desta forma, quem quiser ajudar o viajante, os recursos podem ser depositados na conta do Banco Bradesco número: 1001609-6 / Agência 0209 / titular Luiz Pereira de Oliveira.