Cotidiano

UMUARAMA

Cerca de meia tonelada e fiação sem procedência é encontrada durante operação em Umuarama

19/03/2025 11H49

Jornal Ilustrado - Cerca de meia tonelada e fiação sem procedência é encontrada durante operação em Umuarama

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Prefeitura de Umuarama identificou cerca de meia tonelada de fiação, em sua maioria de cobre, sem procedência. A fiscalização foi na manhã desta terça-feira (18) e teve como alvo empresas que atuam no ramo de produtos recicláveis. O objetivo era coibir a aquisição de materiais sem procedência, em desacordo com a Lei Municipal nº 4.595/2022 e o Decreto Municipal nº 29/2025. 

Segundo a Polícia Civil os fiscais da Prefeitura notificaram os estabelecimentos que estavam com a irregularidade para que comprovem a procedência dos produtos. Caso a comprovação não seja realizada até o final do processo administrativo, os materiais serão declarados perdidos, e os estabelecimentos estarão sujeitos às sanções previstas na legislação municipal, que vai de multa a perda do alvará de funcionamento. 

A legislação municipal estabelece que os comerciantes são obrigados a identificar a origem dos produtos que comercializam, com o intuito de evitar a aquisição de materiais furtados ou roubados. A medida visa reduzir os crimes patrimoniais na cidade, combatendo a receptação de materiais subtraídos. 

Durante a operação, foram mobilizadas cinco equipes policiais, cada uma acompanhada por um fiscal da Prefeitura de Umuarama. No total, dez estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.  

Segundo a Polícia Civil, a operação reforça o compromisso da Polícia Civil e da Prefeitura de Umuarama em combater crimes patrimoniais e garantir o cumprimento das normas que regulamentam o comércio de produtos recicláveis na cidade. 

FURTOS 

O furto e roubo de fios, principalmente de cobre, que tem um valor agregado maior, é um crime comum e que acontece com frequência, sejam as vítimas pessoas particulares, empresas e prédios e locais públicos.  

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, no ano passado e no início de 2025 foram furtados mais de 3 mil metros de fios de cobre, gerando um prejuízo estimado de R$ 80 mil ao município. 

Os furtos ocorreram nos bosques Xetá e Uirapuru, no Parque dos Ipês, na Avenida Rio Grande do Sul e também na Avenida Presidente Castelo Branco, entre outros locais, sempre prejudicando o sistema de iluminação pública. Na Feira do Produtor, realizada às quartas-feiras na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, foi furtada a fiação elétrica utilizada pelos feirantes, no início deste ano.