Umuarama

Horário estendido

Centro Saúde Escola realiza campanha de exame preventivo e vacinação

11/07/2022 17H16

Jornal Ilustrado - Centro Saúde Escola realiza campanha de exame preventivo e vacinação

A unidade básica de saúde de Umuarama, Centro Saúde Escola – localizada na sede da Unipar – oferecerá atendimento especial às mulheres no próximo dia 13. Com atendimentos das 17h às 20h, a unidade realiza uma campanha de exame preventivo para as mulheres e a campanha Mantenha a Carteirinha de Vacinação dos Seus Filhos em Dia.

A enfermeira chefe do Centro Saúde Escola, Marcila Martins, ressaltou que os agendamentos para coleta de material para o exame preventivo de câncer de colo de útero podem ser realizados pelo telefone 3621-2864 e são destinados para as mulheres até 70 anos. Ainda segundo a entrevistada a vacina será destinada para adultos e crianças dentro do calendário anual de vacinação e também da influenza (gripe).

“Os exames são importantes para prevenção e se for o caso – com resultado positivo para câncer do colo do útero ou demais doenças – iniciar o tratamento precoce, o qual oferece mais chances de cura em menor tempo. Para a coleta termos duas salas com equipe treinada, desta forma oferecendo um serviço rápido e com qualidade”, enfatizou.

A unidade do Centro Saúde Escola está localizada na unidade sede da Universidade Paranaense (Unipar) na Praça Mascarenhas de Moraes.

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Esse câncer é um tipo de tumor proveniente de alterações nas células do colo do útero. Ele apresenta uma longa fase de evolução, por isso, pode ser identificado por meio de exame antes de tornar-se um câncer. Nessa fase do diagnóstico, apresenta-se 100% de chances de cura. Embora o diagnóstico seja fácil, o câncer de colo de útero ainda é a segunda causa de morte de câncer em mulheres no Paraná.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Jornal Ilustrado - Centro Saúde Escola realiza campanha de exame preventivo e vacinação

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras (que acontecem antes do quadro evoluir para um câncer). Mulheres diagnosticadas precocemente, quando tratadas, têm em torno de 100% de chance de cura. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, o preventivo poderá ser feito a cada três anos.

Vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, o Ministério estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.